Vantagem COMPETITIVA

INTRODUÇÃO:

A VANTAGEM COMPETITIVA é um tema em alta dentro da literatura organizacional. O conceito de COMPETITIVE ADVANTAGE foi criado no fim da década de 70 por MICHAEL PORTER, professor da HARVARD BUSINESS SCHOOL, e que até o presente é dos assuntos mais discutidos, explorados e de maior importância no mundo dos negócios. 

A VANTAGEM COMPETITIVA é entendida como sendo um processo formado a partir de alguns conceitos importantes para as empresas que pretendem ter sucesso e perenidade nos negócios. É um “estado”, um jeito de “ser” que diferencia uma empresa (ou mesmo uma pessoa) em relação aos seus competidores. Ou seja, é uma condição que diferencia uma empresa (ou um profissional) em relação aos concorrentes no mercado. 

Escolher possuir VANTAGENS COMPETITIVAS requer modificar formas de gestão, produtos, serviços ou mesmo reinventar a empresa inteira. Ou podem estar no preço praticado, no design, nos prazos, na posição que a empresa ocupa no mercado, nas formas de atendimento, na simpatia do público pela marca, na preocupação da empresa com o meio ambiente, na participação da empresa na comunidade etc.

Ou ainda, o segredo também pode estar num simples detalhe, às vezes bem sutil, que a concorrência não tem. Portanto, o que vai construir a VANTAGEM COMPETITIVA é descobrir o que pode ser visto pelo mercado como sendo o… DEFERENCIAL!!!!!!!!

VANTAGEM COMPETITIVA – CONCEITOS

O conceito, também é conhecido por DIFERENCIAL COMPETITIVO. São diversos atributos (ou apenas uma característica) com a propriedade de fazer com que uma organização, empresa, produto/serviço ou um indivíduo tenha destaque em relação aos outros.

A VANTAGEM COMPETITIVA agrega valor, não do ponto de vista da própria empresa, mas do ponto de vista do cliente. É o princípio e o fundamento de uma ESTRATÉGIA EMPRESARIAL que desenvolve particularidades que uma empresa apresenta para o seu mercado de atuação pelos seus DIFERENCIAIS que, numa confrontação com os concorrentes, venham se tornar em vantagens. Uma VANTAGEM COMPETITIVA é…

…o que uma empresa faz melhor do que os seus oponentes.

…uma característica favorável que destaca a empresa.

…o diferencial que faz com que a empresa seja a primeira escolha dos consumidores, que faça a diferença para possibilitar crescimento e continuidade.

A RECEITA POBRE

É comum perceber que muitas empresas conduzem suas ESTRATÉGIAS copiando o que outras fazem. Fazer igual não é nada.

Não é VANTAGEM e nem é COMPETITIVA. Onde está o DIFERENCIAL? Qual é a VANTAGEM? Onde está a ousadia?

Uma ESTRATÉGIA sem nenhuma VANTAGEM (que não tem nenhum DIFERENCIAL) é uma receita pobre e medíocre que leva a resultado abaixo do potencial no segmento de atividade.  A ESTRATÉGIA adotada por uma empresa tem que ser inteligente ao máximo para que ela se saia vencedora. Portanto, ela também tem que se se transformar em uma ESTRATÉGIA COMPETITIVA.
ESTRATÉGIA COMPETITIVA

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO deve prever DIFERENCIAIS tais como benefícios e vantagens que, na maioria das vezes, fazem parte da competência central do negócio (CORE BUSINESS – a especialidade da empresa). É o fator que permite uma maior segurança para atuar tendo FOCO e posição no mercado. Portanto, uma ESTRATÉGIA COMPETITIVA procura criar uma posição única, de liderança, exclusiva e valiosa assumindo uma personalidade ímpar e distinta dos rivais. E a VANTAGEM COMPETITIVA vai saber lidar com os concorrentes em toda a cadeia de relações que a empresa possa ter.

CARACTERÍSTICAS DA VANTAGEM COMPETITIVA

Difícil de ser imitada.

Ser única e diferente a ponto de ser desejada pelos clientes.

Ser sustentável pelo maior espaço de tempo possível.

Superior aos concorrentes.

Aplicável em diversas situações.  Atualmente as transformações são muito rápidas. Dificilmente as ações com VANTAGEM COMPETITIVA poderão permanecer por muito tempo. Um dos maiores desafios é fazer com que a CULTURA ORGANIZACIONAL tenha agilidade para se adaptar às constantes mudanças sem se acomodar com o sucesso. Há algumas ações que podem se constituir em vantagens. Não se trata de uma receita pronta, porém, são situações onde as empresas deixam a desejar e que podem ser melhoradas:

Mentalidade da empresa com o foco no cliente.

Gestão de Qualidade Total.

Distribuição.

Produtos/serviços atualizados.

Marcas de Valor.

Imagem Corporativa bem trabalhada.

Capital Humano proativo, comprometido e engajado.

Vender VALOR e não vender o PREÇO.

Processos produtivos debaixo custo.

“Existem três tipos de empresas (e pessoas). As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?PHILIP KOTLER.

O conceito de VANTAGEM COMPETITIVA foi criado por MICHAEL PORTER, professor da HARVARD BUSINESS SCHOOL e autor de livros que abordam estratégias de competitividade. 

Sugestão de Leitura

PORTER, MICHAEL E. Vantagem competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Editora GEN Atlas. Edição 1ª. São Paulo, 1989. 

PORTER, MICHAEL E. Técnicas para a análise de Indústrias e da Concorrência. Editora GEN Atlas. Edição 1ª. São Paulo, 2005 (Data da primeira publicação: 1980).

MAXIMIANO, ANTONIO. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. Editora  Atlas. Edição 6ª. São Paulo, 2006.

TZU, SUN. A arte da Guerra – Adaptação de James Clavell. Editora Record. Edição 38ª.  São Paulo, 2002.

Deixe um comentário