Sinergia Corporativa

INTRODUÇÃO:

Há várias ideias sobre a figura do GESTOR. Ao analisarmos as conceituações de diversos especialistas da Administração, em função de pontos de vista diferentes e pela própria amplitude do assunto, não encontraremos uma definição unânime.

Mas, numa visão mais simples, podemos entender o GESTOR como o profissional que liga recursos disponíveis, atuando com PESSOAS para chegar aos OBJETIVOS estabelecidos. E com o uso da SINERGIA haverá maiores probabilidades de um resultado positivo.

ORIGEM:

A palavra SINERGIA é de origem grega, pela junção de SYN (que significa junto, ao mesmo tempo) e ÉRGON (que significa trabalho). No ambiente de trabalho tem o sentido de coesão, ação, esforços simultâneos, cooperação, solidariedade de uma EQUIPE ou sociedade para alcançar objetivos comuns.

Para ser um GESTOR,é preciso muito mais do que uma posição definida num ORGANOGRAMA. É necessário ter competência de alto desempenho, requisitos muito mais apreciados do que o crachá de cor diferente, uma sala em separado ou qualquer outro ARTEFATO que indique sua posição.

Sua tarefa, na maioria das vezes, é árdua por gerenciar incertezas. Ele faz várias ESCOLHAS com base em informações acessíveis e atualizadas para a TOMADA DE DECISÃO com equilíbrio no campo intelectual, comportamental e emocional.

Entretanto, ele não trabalha de forma isolada. O êxito de seu desempenho é associado à soma de diversas forças, voltadas para o mesmo intento. Então, a SINERGIA ocorre em situações em que duas ou mais pessoas, grupos ou equipes se reúnem para atuar da mesa sintonia para chegar a um bem comum.

Porém, é muito difícil ter um relacionamento bem afinado, com energia coletiva e estar em total SINERGIA com outras PESSOAS. Ao pensarmos em SINERGIA CORPORATIVA, talvez este seja o maior desafio.

SINERGIA CORPORATIVA:

Para ter competência de alto desempenho, o primeiro ponto para o GESTOR é ter o hábito de pensar em duas formas de trabalho:


A – O resultado das suas decisões deverá contribuir para que a empresa realize mais do que a soma total de recursos que foram aplicados. É a ideia do “TODO ser maior do que a soma das partes que o constituem” entendida como SINERGIA CORPORATIVA (o EFEITO do trabalho será bem maior do que a soma dos EFEITOS de cada um dos agentes aplicados de forma isolada).

B – Saber lidar com as diversas partes envolvidas se comprometem e juntam suas forças, competências, cooperam e trabalham agregadas e em sincronia. Estas partes precisam trocar informações e conhecimentos para interagir e chegar a um determinado OBJETIVO. É a única maneira para que o verdadeiro TODO possa ser criado: com ação ou esforços simultâneos no sentido coletivo.

SOMANDO FORÇAS:

Uma das características mais interessantes da SINERGIA CORPORATIVA é a oportunidade de agregar esforços de todas as áreas e departamentos, interligados e interdependentes, em busca de soluções para diversos problemas. A SINERGIA será efetiva quando:

● Todos os participantes tiverem a noção exata dos objetivos e a importância da sua colaboração.

● O sucesso do trabalho for dividido entre todos os participantes.

● O GESTOR acompanhar os seus subordinados com perspicácia para saber lidar com a EQUIPE.

A SINERGIA implica no esforço conjunto de todos integrantes em qualquer nível e área da empresa, desde o operacional até o mais alto escalão. O comprometimento coletivo será a garantia do sucesso e os diferenciais em relação à concorrência.

Os discursos sobre o tema são magníficos: todos juntos trabalhando em harmonia, alinhando metas e objetivos, vencendo e alcançando o sucesso. Mas, há outros fatores embutidos neste processo que podem por tudo a perder:

1 – O esforço só poderá ter influência sobre o CAPITAL HUMANO sob algumas condições previamente examinadas. O efeito SINERGÉTICO dificilmente acontece sem a presença de uma LIDERANÇA atuante que cultive um verdadeiro espírito de equipe.

Ou seja, que conduza PESSOAS, o elemento responsável pelo sucesso da empresa. Portanto, unir talentos num círculo virtuoso é imprescindível para que 1+1 seja = 3.

2 – A DIRETORIA, ALTA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO tem que descruzar os braços e sair da caixinha para as coisas acontecerem. A SINERGIA deve ser promovida por todos na empresa: P a P – do Presidente ao Porteiro

É primordial que os trabalhos e as forças se completem. Assim, as responsabilidades são repartidas da maneira mais conveniente para todos. Será inútil doutrinar os colaboradores para a SINERGIA se o exemplo não for dado por que está no comando.

3 – As rivalidades e desentendimentos gerados nos níveis superiores têm efeitos adversos: passam o clima ruim para a estrutura, contaminam o ambiente e são altamente desmotivadores.

4 – Se não houver LIDERANÇA, coerência e o bom exemplo (não apenas a pressão e a cobrança), cada colaborador ou área vai atuar de forma independente.

Isso contribui para retardar tarefas, soluções e o andamento dos processos. Qualquer ação feita neste clima se transforma num fardo desgastante e o trabalho deixa de ser prazeroso. Um ambiente de trabalho sinérgico permite maior harmonia e colaboração.

Funcionários em desarmonia e sem motivação não terão produtividade e vão apenas olhar para relógio esperando o horário para ir embora e olhar para o calendário esperando o dia do pagamento.

5 – Administrar CONFLITOS e lidar com PESSOAS é uma arte. Uma empresa de mente moderna procura resolver problemas e conflitos no lugar procurar culpados numa operação caça as bruxas.

6 – Com o bom exemplo vindo de quem está no comando, o estímulo para a equipe vai acontecer de modo natural. Vai unir departamentos e seus profissionais num comprometimento coletivo para solucionar variadas situações.

A SINERGIA soma forças ao buscar integração entre as partes da organização e faz com que todos os participantes, em qualquer dos níveis hierárquicos, se envolvam no mesmo objetivo e melhora as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Havendo uma correta compreensão da atitude sinérgica, será possível encontrar as melhores soluções do que seria obtido apenas num esforço individual. Pessoas com habilidades e competências diferentes criam equipes de alto desempenho e com maior autonomia.

Sugestão de Leitura.

LINS, S. Sinergia. Fator de Sucesso para o Aprendizado Organizacional. Editora Campus. Edição 1ª. São Paulo, 2005. 

Deixe um comentário