Os Seguidores de Taylor – Henry Gantt

INTRODUÇÃO:

TAYLOR teve seguidores que foram muito importantes para expandir e implantar a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Cada um deles deu sua parcela de contribuição modificando as formas de trabalho em uso nas primeiras décadas do Século XX.

HENRY LAURENCE GANTT (1861-1919):

Nasceu em MARYLAND numa família de fazendeiros e proprietários de escravos que perdeu todas as suas posses ao final da GUERRA CIVIL AMERICANA. Foi engenheiro mecânico, professor na Escola  McDonogh, mestre em Engenharia Mecânica e consultor de gestão. É reconhecido por seus trabalhos para o desenvolvimento da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA.

Em 1884 trabalhou como desenhista na POOLE & HUNT BALTIMORE, uma fabricante de máquinas, teares, ferragens arquitetônicas, oficina mecânica e fundição de ferro.

A partir de 1887 foi trabalhar na MIDVALE STEEL e em 1888 se tornou assistente direto de TAYLOR (o engenheiro-chefe de produção no departamento de engenharia). Em seguida, se tornou superintendente do departamento de fundição. HENRY GANTT se tornou seu parceiro e discípulo de TAYLOR. Continuaram a trabalhar juntos a partir 1895 na SIMOND ROLLING COMPANY e na BETHLEHEM STEEL desenvolvendo desenhos de cargos, layout e programação de tarefas. 

Na SIMOND ROLLING COMPANY eliminou práticas de trabalho ineficientes, reduziu o número de empregados (de 120 para 35), aumentou índices de produtividade e de precisão. Da mesma forma que TAYLOR, GANTT tinha a convicção que só seria possível eliminar o acaso, os acidentes e obter eficiência industrial com o gerenciamento correto e aplicação da análise científica sobre o trabalho.

AS CONTRIBUIÇÕES DE HENRY GANTT

Muitas vezes GANTT é considerado apenas como mais um dos seguidores de TAYLOR e um promotor da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Mas, talvez ele tenha ido muito além do que os demais. Apesar do reconhecimento da sua atuação como consultor de sucesso, HENRY GANTT fez contribuições de grande destaque:

1 – O GRÁFICO DE GANTT:

Entre 1910 e 1915 ele criou  uma ferramenta vista como uma grande inovação e de importância mundial para a década de 1920. Sua função era apresentar uma forma de acompanhar a produção numa técnica de planejamento em um “CONTROLE GRÁFICO DIÁRIO DE PRODUÇÃO” de fácil interpretação e sem treinamento. O GRÁFICO DE GANTT é uma representação gráfica que mostra o avanço de diferentes fases (o tempo organizado numa sequência de atividades prevendo atrasos e possíveis correções). O GRÁFICO fornece uma programação para planejamento e controla o trabalho registrando o progresso de cada etapa.

  1. PROGRAM EVALUATION AND REVIEW TECHNIQUE – PERT – Avaliação e Revisão de Programas) desenvolvida por volta de 1950 para planejar e visualizar a coordenação das atividades. GANTT criou muitos tipos diferentes de gráficos para se avaliar rapidamente a produção (de acordo com o planejado, adiantada ou com atrasos).

O GRÁFICO DE GANTT também foi empregado em grandes projetos americanos de infraestrutura como a HOOVER DAM e o sistema de rodovias interestaduais na década de 1950. Hoje ainda é muito utilizado em diversas áreas e continua sendo importante no gerenciamento de projetos e no gerenciamento várias atividades.

A REPRESA HOOVER se localiza meio do deserto entre os estados de NEVADA e ARIZONA próxima a LAS VEGAS.

Ela foi formada pelas águas do Rio Colorado e sua construção se deu entre 1931 e 1936 durante a grande depressão quando milhares de pessoas estavam desempregadas. Naquela época ainda não havia grandes maquinários como os que se usam atualmente e toda a obra foi praticamente construída a mão.

2 – MÉTODO SALARIAL “TAREFA E BÔNUS”:

Entretanto, o GRÁFICO não foi a única contribuição de HENRY GANTT. Ele também foi um precursor da Escola de Gestão de Relações. Tinha visões críticas e ideias que, aos poucos, foram criando distância na sua relação com outros TAYLORISTAS. A maioria dos engenheiros da época tinha a crença de que a preocupação com o trabalhador era irrelevante ou desprezível, ou ambos. Para atingir maiores níveis de produção e motivar trabalhadores, GANTT desenvolveu um sistema no qual eles poderiam ganhar um prêmio além da produção diária. Ele acreditava firmemente que para recompensar o trabalhador era necessária uma premiação pela superprodução.

“Entre todos os problemas da administração, o elemento humano é o mais importante”.  HENRY GANTT.

Exerceu um papel significativo na administração como um dos primeiros a perceber um fenômeno psicológico importantíssimo no local de trabalho: a MOTIVAÇÃO. Em 1901 HENRY GANTT criou um sistema de salários e tarefas de bônus, como sistemas de recompensas, reforçando o bom trabalho em vez de penalizar o mau resultado. Foi uma variante do sistema diferenciado de peças de TAYLOR. Estes aspectos (considerados muito maiores) foram conflitantes com o que a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA recomendava.

TAYLOR: o sistema diferenciado de peças penalizava os operários pelo seu desempenho abaixo do padrão. GANTT notou que era um sistema que oferecia pouco incentivo para fazer mais do que o estipulado. 

GANTT: se cumprisse a tarefa do dia o operário recebia um bônus além de sua diária regular. E ainda receberia a taxa diária mesmo se a tarefa não fosse concluída.

Como resultado o sistema de GANTT possibilitou que os trabalhadores ganhassem mais com o aprendizado para aumentar a eficiência. E a produção muitas vezes mais do que duplicou. E introduziu outra mudança bonificando o capataz se todos os seus subordinados cumprissem a produção. Assim recompensava os capatazes para ensinar os operários para melhorarem a forma como trabalhavam.

Aproveitando a experiência como um professor, GANTT tinha a expectativa que seu sistema de bônus transformaria os capatazes em professores de seus subordinados. Isso o convenceu de que a preocupação com o moral dos trabalhadores era um dos fatores de maior importância na Administração, o que acabou criando um distanciamento em relação a TAYLOR e aos fundamentos da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Também foi um dos criadores do treinamento profissionalizante e um dos primeiros a dirigir a atenção para o ser humano dentro da indústria. Tinha interesse na educação industrial para fortalecer a diligência e a cooperação para realizar o melhor possível, com orgulho pela qualidade e quantidade de trabalho.

Em 1903 descreveu algumas de suas ideias: “REGISTRO DO HOMEM” mostrando o que cada trabalhador deveria fazer e o que realizou com o saldo diário do trabalho (a quantidade de trabalho a ser feito e a quantidade que foi feita) e os cartões de produção para atribuir trabalho a cada operário registrando quanto foi feito no dia.

“O que quer que façamos deve estar de acordo com a natureza humana. Nós não podemos dirigir pessoas; devemos dirigir seu desenvolvimento… a política geral do passado tem sido dirigir; mas a era da força deve dar lugar à do conhecimento, e a política do futuro será ensinar e liderar, para a vantagem de todos os envolvidos”. GANTT 1910.

Se há um princípio, que mais do que qualquer outro, tenha influência na promoção do sucesso de uma empresa é o seguinte: A autoridade que emite uma ordem envolve a responsabilidade para verificar se ela está sendo propriamente executada. GANTT – Liderança industrial, pg. 8 – 1915.

3 A VISÃO HUMANISTA:

Embora tendo trabalhado com TAYLOR, algumas posições de GANTT podem ser vistas como precursoras da administração menos autoritária que viria a ser desenvolvida na década de 1930. Apesar da formação técnica e obsessão por eficiência e produtividade (da mesma forma que TAYLOR), ele tinha VISÃO HUMANISTA. Foi pioneiro dessa abordagem gerencial e lembrado pela gestão com ênfase às condições de trabalho e efeitos psicológicos. Também contribuiu para os estudos e teorias sobre Liderança, Direção de Pessoal e Relações Humanas no Trabalho.

Em 1910 mostra uma nova maneira de se relacionar com os trabalhadores ressaltando a boa liderança por parte da administração e a importância da maneira de se lidar com operários. É apontado por vários comentaristas como tendo uma visão diferenciada sobre as relações humanas da administração num período em que a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA estava em alta.

HENRY GANTT foi um dos primeiros a ter preocupação com o bem estar dos trabalhadores e observou que eles resistem às mudanças, fator que incide diretamente sobre a produtividade. Com esta visão diferenciada e idealista acreditava que ao invés do autoritarismo, a cooperação mútua entre patrões e trabalhadores seria uma vantagem a mais para as empresas (o mutualismo como o caminho para a prosperidade econômica).

4 A RESPONSABILIDADE SOCIAL:

Após a morte de TAYLOR em 1915, GANTT se distanciou ainda mais dos princípios a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Em seu livro de 1915, LIDERANÇA INDUSTRIAL (INDUSTRIAL LEADERSHIP) aborda o fator humano na indústria e reitera que o incentivo pelo salário se trata apenas de um fator entre vários outros que têm influência sobre os trabalhadores. Agora o seu interesse se volta para a função de LIDERANÇA e ao papel da própria empresa e torna-se um dos primeiros a abordar a responsabilidade social nos negócios. Procurou compreender a dinâmica da sociedade industrial e à medida que seu pensamento se desenvolvia acreditava cada vez mais que a empresa tinha obrigações em relação ao bem-estar da sociedade nas quais elas atuam.

GANTT também teve influencias do socialismo instalado na URSS em 1917. Ainda em 1916 criou a associação NEW MACHINE, uma tinha por objetivo aplicar os critérios da eficiência industrial ao processo político.

OS TRABALHOS DE HENRY GANTT

A partir de 1900, GANTT tornou-se conhecido por seus próprios méritos como consultor de sucesso nas empresas: STOKES & SMTH (1902-1903), SAYLES BLEACHERY (1904-1908,), AMERICAN LOCOMOTIVE COMPANY (1906-1910), CANADIAN PACIFIC (1908-1911), JOSEPH BANCROFT (1908-1909), AMOSKEAG MILLS (1911-1912) e CHENEY BROTHERS (1912-1918).

Em 1917, ele aceitou uma comissão do governo para contribuir para o esforço na participação americana na I GUERRA MUNDIAL.

Deixe um comentário