Os Seguidores de Fayol – Lyndall Urwick

INTRODUÇÃO:

Tomando por base a sua experiência adquirida na alta Administração, HENRI FAYOL criou na França, em 1916, princípios semelhantes aos estudos da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de FREDERICK TAYLOR. A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO, ou FAYOLISMO, tinha por características a busca da máxima eficiência, ênfase na estrutura organizacional e a visão do HOMEM ECONÔMICO (HOMO ECONOMICUS).

A TEORIA CLÁSSICA não deixou de ter seguidores, apesar de o TAYLORISMO estar sendo abordado com muita intensidade na Europa. Apesar de sofrer severas críticas, principalmente em relação à excessiva unidade de comando, a manipulação dos trabalhadores (com incentivos materiais e salariais), a obra de FAYOL teve em LYNDALL URWICK, LUTHER HALSEY GULICK e JAMES DAVID MOONEY os seus entusiastas mais conhecidos. A obra de HENRI FAYOL teve o devido reconhecimento somente em 1949, quando o seu livro ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL E GERAL foi publicado nos EUA.

LYNDALL URWICK  (1891–1983):

Tornou-se uma das figuras mais importantes e reconhecidas no desenvolvimento de práticas de gestão modernas.

Os seus trabalhos, desenvolvidos desde a década de 1920 até o início dos anos 60, o fizeram um dos mais notáveis membros da ESCOLA CLÁSSICA. LYNDALL FOWNES URWICK nasceu em WORCESTERSHIRE em 1891 e, após se formar no NEW COLLEGE OXFORD em 1913, ingressou na FOWNES BROTHERS AND COMPANY. A empresa era uma tradicional fabricante de luvas, fundada em 1777, da qual seu pai fazia parte da sociedade.

Em 1914, no início da I GUERRA MUNDIAL, ingressou no 3º Regimento de Worcestershire como segundo tenente e combateu nos campos de batalha na França. Chegou ao posto de major sendo condecorado com a Cruz Militar e com a Ordem do Império Britânico.

Após o final do conflito, URWICK ainda atuou por um breve período no exército Britânico em serviços voltados para a organização militar. Esta experiência na guerra influenciou sua visão sobre a gestão (Organização Linear).  

Depois de ler o livro SHOP MANAGEMENT (de FREDERICK TAYLOR) e ao retornar para a FOWNES BROTHERS, LYNDALL URWICK procurou, sem sucesso, convencer a direção da empresa sobre a aplicação das novas abordagens em Administração

ROWNTREE  
Em 1922 URWICK foi recrutado por BENJAMIN SEEBOHM ROWNTREE e ingressou na ROWNTREE & COMPANY como Consultor de Gestão e assistente de OLIVER SHELDON.

A ROWNTREE era um fabricante de chocolates e confeitos de YORK (INGLATERRA) fundada em 1862 por HENRY ISAAC ROWNTREE de família QUAKER. Nos Séculos XIX e XX teve como seus produtos de maior sucesso o FRUIT PASTILLES (1881), KIT KAT e AERO (1935), SMARTIES (1937) e foi adquirida pela NESTLÉ em 1988.

A ROWNTREE era um fabricante de chocolates e confeitos de YORK (INGLATERRA) fundada em 1862 por HENRY ISAAC ROWNTREE, de família QUAKER.   

Nos Séculos XIX e XX teve como seus produtos de maior sucesso o FRUIT PASTILLES (1881), KIT KAT e AERO (1935), SMARTIES (1937) e foi adquirida pela NESTLÉ em 1988.

Em conjunto com OLIVER SHELDON, URWICK trabalhou na modernização, profissionalização e na forma de gerenciamento da empresa. Para tanto, utilizou suas próprias ideias e teve duas influências principais: o TAYLORISMO e a gestão humanista de MARY PARKER FOLLETT.

No período em que esteve na ROWNTREE, URWICK lecionou e participou das Conferências de Gerenciamento de OXFORD e começou a desenvolver seus próprios escritos sobre administração. Em 1924 SHELDON e URWICK se tornaram membros ativos da SOCIEDADE TAYLOR.

IMI – INTERNATIONAL MANAGEMENT INSTITUTE

O crescente conceito e a reputação obtidos por  LYNDALL URWICK, como consultor e pensador em ADMINISTRAÇÃO, se espalharam de forma progressiva. Por esta razão, em 1928 ele foi nomeado como Diretor do IMI – INTERNATIONAL MANAGEMENT INSTITUTE (Instituto Internacional de Gestão) em Genebra (Suíça).

O IMI foi o primeiro órgão internacional de ADMINISTRAÇÃO no mundo e tinha, como sua principal finalidade, a promoção da GESTÃO CIENTÍFICA de pensadores europeus e americanos. URWICK também divulgou no IMI o primeiro estudo europeu sobre as pesquisas de ELTON MAYO  em HAWTHORNE.

 Por falta de patrocínio, o Instituto encerrou suas atividades em 1933. Mas, mesmo com esta duração tão curta, URWICK teve a grande oportunidade de atuar como palestrante em inúmeras oportunidades, tomar contato e ler diversas obras e se tornar particularmente interessado em promover o FAYOLISMO. Também produziu os livros The Meaning of Rationalization em 1929 e The Management of Tomorrow em 1933.

CONSULTORIA  

Ao retornar à GRÃ-BRETANHA em 1934, fundou uma empresa URWICK, ORR & PARTNERS prestando consultoria para fábricas e escritórios nas décadas de 30, 40 e 50. Proferiu palestras nos EUA e Europa, foi membro fundador e presidente do Instituto Britânico de Gestão (1947-1952) e o primeiro presidente da Federação de Consultores de Gestão Europeia em 1960. URWICK proferiu palestras na BBC, na Europa e nos EUA.

EDUCAÇÃO GERENCIAL  

URWICK também se tornou uma personalidade importante na promoção da educação. Na década de 1940 e 1950 demonstrou sua grande preocupação com a falta de educação gerencial, história de gestão e com a profissão de gerenciamento na GRÃ-BRETANHA. Na sua visão da educação necessária, ela deveria ser voltada para o modelo americano da escola de negócios, com um curso mais longo. Mas, as instituições de ensino não se interessaram pelo assunto. 

OS PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO DE LYNDALL URWICK

Apesar de não ter sido visto propriamente um pensador original, formulou quatro princípios básicos para a Gestão (livro Teoria da Organização de 1952) que ainda estão em uso em muitas empresas:

1 – Princípio da ESPECIALIZAÇÃO: os papéis deveriam ser bem claros. Cada departamento tem uma função específica e cada atividade deve ser desempenhada por quem melhor a conhece (apenas por uma única pessoa). Assim, se determina um modelo de ESPECIALIZAÇÃO: para exercer uma determinada tarefa, o trabalhador deve ser conhecedor do assunto. É um aspecto relacionado com a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA na divisão especializada do trabalho.

2 – Princípio da AUTORIDADE: deve ser bem definida, com uma linha de liderança e autoridade na organização. A linha de comando tem que ser clara, conhecida e reconhecida por todos (relações fortes entre autoridade e subordinados).

3 – Princípio da AMPLITUDE ADMINISTRATIVA: o número de subordinados de cada gerente deve ser limitado.

“… não devia ter mais do que cinco a seis subordinados, uma vez que… não tem apenas PESSOAS para supervisionar, mas também e principalmente as RELAÇÕES entre as PESSOAS”. LYNDALL URWICK.

4 – Princípio da DEFINIÇÃO: a estrutura de funções e responsabilidades deve ser estabelecida com transparência e estar oficializada (IDENTIDADES). Os papéis de cada um, nos departamentos devem ser entendidos por todos, assim como as relações com os demais departamentos.

“os deveres, autoridade e responsabilidade de cada cargo e suas relações com os outros cargos devem ser definidos por escrito e comunicados a todos”. LYNDALL URWICK.

A LIDERANÇA  

1 – A importância da LIDERANÇA: de acordo com URWICK, um LÍDER deve ser alguém que seja o reflexo da empresa, o personagem que espelhasse, personificasse e representasse a ORGANIZAÇÃO. Surge a ideia de que o LÍDER se identifica claramente com a empresa, com habilidade paraexplicar aos demais o funcionamento, diretrizes e MISSÃO. Isto pode acontecer no nível gerencial ouna linha de produção.

Analisando os princípios de URWICK, verifica-se o seu entendimento sobre a ORGANIZAÇÃO FORMAL. Porém, ao mesmo tempo, foi um dos primeiros estudiosos a identificar o papel do LÍDER, dando o primeiro passo em direção à ORGANIZAÇÃO INFORMAL, que, na prática, é o que vai produzir a qualidade nas empresas.

2 – O papel do LÍDER: sempre atuando de forma planejada e sem improvisos, o LÍDER auxilia os funcionários a entender e executar tarefas, da melhor maneira possível, estimulando pensamentos, atitudes e comportamentos de acordo com a realidade da empresa.

– O perfil do GERENTE IDEAL: a definição sobre o LÍDER produz um primeiro elemento no perfil do GERENTE IDEAL:

● O CONHECIMENTO e a sua IDENTIFICAÇÃO PESSOAL com a empresa.

● Transmitir este conceito para os subordinados para fazê-los trabalhar num modelo, perfeitamente adequado, ao que deles se espera.

Provavelmente URWICK tenha criado a ligação entre a TEORIA CLÁSSICA e a TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, que se seguira em oposição a ela.

OS ELEMENTOS DA GESTÃO DE URWICK

Parte dos críticos afirma que os elementos da GESTÃO DE URWICK, ou funções do Administrador,são apenas um desdobramento do primeiro item do PO3C de FAYOL (Prever e Planejar) transformado em INVESTIGAÇÃO, PREVISÃO e PLANEJAMENTO. Para outros críticos URWICK teve importância por ampliar as FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR:

01 – Investigação.            

02 – Previsão.        

03 – Planejamento.          

04 – Organização.                         

05 – Coordenação.            

06 – Comando.

07 – Controle.

Livros de LYNDALL URWICK

OS ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: The elements administration. Harper and Brothers, Londres, 1943.

MAKING OF SCIENTIFIC MANAGEMENT: a obra, de 1945, traz uma discussão clara e focada sobre o desenvolvimento e aplicações da Administração. URWICK fez sua contribuição mais duradoura para a literatura aopublicar estes três volumes.  

ORGANIZAÇÃO COMO UM PROBLEMA TÉCNICO, 1933.

ADMINISTRAÇÃO DINÂMICA: OS ARTIGOS COLETADOS DE MARY PARKER FOLLETT, 1942 com HENRY C. METCALF.

OS ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: Harper and Brothers, Londres, 1944.

NOTAS SOBRE A TEORIA DA ORGANIZAÇÃO: American Management Association, New York 1952.

A REALIZAÇÃO DA GESTÃO CIENTÍFICA: Universidade de Chicago, 1954.

O PADRÃO DE GERENCIAMENTO: Universidade de Minnesota, 1956 com EDWARD BRECH.

O LIVRO DOURADO DE ADMINISTRAÇÃO: Um Registro Histórico da Vida e Obra dos Setenta Pioneiros, 1956.

ARTIGOS SOBRE A CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO com LUTHER GULICK, 1936.

LYNDALL FOWNES URWICK ficou conhecido como sendo um grande estudioso da Administração. Para uma parte da crítica, ele foi apenas um compilador e divulgador das ideias de TAYLOR e de FAYOL. Entretanto, o seu grande mérito, foi a integração das ideias dos dois teóricos em uma teoria de administração mais abrangente. URWICK não foi radical ao abraçar só uma corrente de pensamento. O que o tornou incomum e único entre seus contemporâneos foi sua grande capacidade de ser flexível. Sua abordagem foi multifacetada compartilhando os princípios e métodos de TAYLOR e de FAYOL.

Deixe um comentário