Os componentes do Modelo 7S McKINSEY

INTRODUÇÃO:

O modelo 7S para avaliação empresarial, tem se mantido como uma opção de excelência ao longo dos anos. Enquanto muitos modelos caíram em desuso ou necessitaram de reformulações, o modelo 7S McKINSEY se conserva em uso. Este modelo propõe uma abordagem simples que permite ajustar fatores essenciais e verificar os principais indicadores de atuação que poderão manter uma empresa numa situação mais favorável. Permite também analisar o estado atual em que ela se encontra, em sete áreas definidas construindo o processo através de seus componentes.

O 7S pode ser utilizado em várias circunstâncias: melhorar o desempenho de uma empresa, verificar os prováveis efeitos ​​de mudanças futuras, alinhar departamentos e processos e determinar a melhor forma de concretizar uma estratégia:

OS COMPONENTES E AS ETAPAS DO 7S

Para definir o estado atual e perceber as necessidades futuras, os GESTORES responsáveis pela análise, devem fazer e responder algumas questões dentro de cada um dos componentes. Tomando por base as respostas obtidas dentro das áreas do 7S será possível identificar brechas entre a situação atual e a situação desejada para o desenvolvimento de um plano de ação.

1 – STRATEGY – ESTRATÉGIA

É o plano para construir ou manter e a vantagem competitiva sobre a concorrência. São as ações que a empresa planeja para se adaptar às mudanças do AMBIENTE EXTERNO.

PERGUNTAS  

Qual é a nossa estratégia? Quais são os nossos objetivos?

Quais são os diferenciais e as vantagens competitivas?

Quais os planos que a empresa tem para o desenvolvimento do ambiente externo?

Como a empresa enfrenta a concorrência?

Como são tratadas as mudanças sobre as demandas do cliente?

2 – STRUCTURE – ESTRUTURA

São os meios, a organização e recursos disponíveis que influenciam o planejamento estratégico e a capacidade de mudanças.

PERGUNTAS 

Como a empresa está dividida e organizada?

Como é o organograma e a hierarquia?

Como a organização planeja e divide os negócios?

Como os departamentos coordenam atividades?

Como as equipes se organizam e se alinham? Os papéis são bem definidos?

Os papéis são bem definidos?

A tomada de decisões e o controle são centralizados ou descentralizados?  Como são as linhas de comunicação e articulação? 

3 – SYSTEMS – SISTEMAS

É a reunião de meios físicos com a COMUNICAÇÃO INTERNA determinando a EFICÁCIA ORGANIZACIONAL. O que deve ser evitado são os atrasos e gargalos que prejudicam os resultados.

PERGUNTAS  

Quais os PROCEDIMENTOS FORMAIS e os PROCEDIMENTOS INFORMAIS?

Quais são os principais sistemas que administram a organização? 

Como as áreas fazem o FLUXOGRAMA e armazenamento de documentos?

Como são os CONTROLES e como são monitorados e avaliados?

Quais as normas, regras e PROCESSOS INTERNOS que a equipe usa para acompanhar?

4 – STYLE – ESTILO

ESTILO tem ligação com as formas de LIDERANÇA e de GESTÃO e com a cultura arraigada na empresa. Este item também deve ser considerado na ESTRATÉGIA. É como a organização é gerida.

PERGUNTAS

Qual é o estilo de gestão/liderança é PARTICIPATIVO, AUTOCRÁTICO ou DEMOCRÁTICO?

O estilo de gestão/liderança é eficaz?

O estilo de gestão/liderança influencia o CLIMA

Os funcionários são COMPETITIVOS ou COOPERATIVOS?

Há equipes funcionando ou são grupos nominais? As pessoas tem PROATIVIDADE?

5 – STAFF – PESSOAS

É o CAPITAL HUMANO disponível na empresa. Leva em conta recrutamento e seleção, formação de equipes, motivação, capacitação etc.

É o CAPITAL HUMANO disponível na empresa. Leva em conta recrutamento e seleção, formação de equipes, motivação, capacitação etc.

PERGUNTAS

Quais posições ou especializações existem na equipe?

Quem é o pessoal e de que forma ele é tratado?

Que posições precisam ser preenchidas ou podem ser eliminadas?

Há lacunas nas competências necessárias?

Qualquer tipo de organização é formado por pessoas que trazem consigo os seus VALORES. Portanto, em algumas oportunidades, assimilar a ÉTICA e a CULTURA ORGANIZACIONAL podem ser um processo rápido ou não em função das igualdades ou das diferenças existentes entre as PESSOAS.

6 – SKILLS – HABILIDADES

São as habilidades e competências que a empresa possui. O entendimento geral enxerga apenas o talento e técnicas desenvolvidas.

Porém, as empresas de visão mais moderna estão valorizando o trabalho em equipe, liderança, ASSERTIVIDADE, capacidade de relacionamentos, PROATIVIDADE, motivação, retenção de talentos, GESTÃO DE CONFLITOS e visão de futuro. Em conjunto com outras competências individuais formam as HABILIDADES ORGANIZACIONAIS. Isto possibilita que a empresa seja mais competitiva e com maiores chances no mercado.

PERGUNTAS

São as habilidades mais fortes representadas na empresa?

Existem lacunas de habilidades? O que a empresa faz de melhor?

O que a empresa/equipe sabe fazer bem?

Os atuais funcionários (membros da EQUIPE) têm a capacidade para o trabalho?

Como as habilidades são monitoradas e avaliadas? Elas estão de acordo com a ESTRATÉGIA?

Há treinamentos e capacitações?

7 – SHARED VALUES – VALORES COMPARTILHADOS

Constituem as ideias fundamentais sobre as quais a organização foi construída e conceitos (os valores e hábitos não escritos) que orientam a conduta das PESSOAS. São as bases com as quais se constrói a organização através de hábitos praticados e de conhecimento geral. Fazem parte da CULTURA ORGANIZACIONAL.

PERGUNTAS

Quais são os VALORES fundamentais que formaram a empresa?

Qual é a cultura de equipe?

Até que ponto os VALORES são fortes? E até que ponto os VALORES são praticados?  

O que é mais importante para a organização?

O que é verdadeiro na CULTURA ORGANIZACIONAL?

VALORES compartilhados têm resultados compartilhados?

VERIFICAÇÃO

Após a coleta das informações, é preciso examinar onde há lacunas e inconsistências entre todos os elementos. Assim será possível enxergar a empresa na forma atual e na sua forma pretendida.

PERGUNTAS

Os valores compartilhados são consistentes com a estrutura, a estratégia e os sistemas? O que precisa mudar?

Os HARD-S suportam os outros? Onde as mudanças são necessárias?

Os SOFT-S suportam os HARD-S desejados? Onde as mudanças são necessárias?

Conforme os elementos são ajustados e alinhados, é necessário um processo longo e iterativo para fazer ajustes. Posteriormente, será feita uma nova análise verificando como isso afeta outros elementos e seu alinhamento, até chegar ao resultado esperado.

PONTO CHAVE

PETERS e WATERMAN colocam os VALORES COMPARTILHADOS como a peça fundamental e destacam que a estrutura, a estratégia, os sistemas, o estilo, a equipe e as habilidades da empresa derivam do motivo pelo qual a empresa foi criada.

Os VALORES COMPARTILHADOS representam o desenvolvimento de todos os demais elementos. A visão original da empresa foi formada a partir dos VALORES estabelecidos por seus fundadores.  À medida que eles sofrem modificações, outros elementos também se transformarão.

Deixe um comentário