O Modelo Ideal de GESTOR Moderno

O trabalho de recrutamento e seleção de CAPITAL HUMANO para uma ORGANIZAÇÃO tem por objetivo atrair e escolher o candidato certo para o cargo certo. A opção por esta PESSOA CERTA deverá escolher um profissional com aptidões que estejam baseadas numa descrição exata do perfil do cargo, funções e requisitos imprescindíveis analisando conhecimento, habilidades e atitudes (CHA) necessárias ao futuro ocupante do cargo. A experiência tem mostrado que em muitas oportunidades esta DESCRIÇÃO EXATA do que a empresa está buscando é feita de forma genérica, fora da realidade e usando variados formatos de avaliação. E esta falta de definição torna a tarefa extensa. E o resultado? Nem sempre é satisfatório.

Nem sempre o que a empresa idealiza é condizente com o contingente de mão de obra que está disponível no mercado. Particularizando para cargos EXECUTIVOS, é muito parecido com a busca de um príncipe encantado capaz de reverter resultados. Um ser idealizado, que se encaixaria perfeitamente na empresa como num sonho e num passe de mágica.

Este descompasso ocorre por dois motivos básicos: o mercado se tornou tão volátil que se torna difícil precisar as características exatas da tão sonhada PESSOA CERTA. A segunda hipótese é por incompetência para definir exatamente o que se espera de um candidato.

ACERTANDO O ALVO?:

Invertendo a situação: para um indivíduo que vai ingressar no mercado de trabalho ou para quem deseja novas oportunidades de carreira, também é complicado conduzir a sua formação. Como cada empresa enxerga suas necessidades de forma desigual, quais seriam as características ou as competências adequadas para dar aos estudos um direção competitiva para “ACERTAR NO ALVO”?

Para muitas empresas, o candidato ideal deve possuir conhecimentos técnicos específicos e desempenhar suas atividades na gestão considerando o conjunto CHA para função futura. Entretanto, o ambiente corporativo desde o final do século passado tem sofrido profundas transformações. Pelo do ritmo dos negócios, o antigo padrão de habilidades para os candidatos com aspirações aos cargos ao nível de GESTÃO foram substituídos. O panorama, agora radicalmente transformado, agora requerer uma performance acima da média e talentos  bem mais amplos do que a tradicional formação técnica.

O PERFIL DO ADMINISTRADOR MODERNO:

As empresas estão levando em conta o nível do impacto de outras características que atualmente são vistas como sendo necessárias.

Ser competitivo.

Identificar prioridades.

Capacidade de delegar funções.

Habilidade para identificar oportunidades.

Operacionalizar ideias.

Ter capacidade de comunicação.

Ser criativo e ter boa redação.

Ter Liderança e espírito de equipe.

Disposição para correr riscos e responsabilidade.

Relacionamento interpessoal: estabelecer e consolidar relacionamentos.

Domínio de métodos e técnicas de trabalho.

Fácil adaptação em relação às normas e procedimentos.

Ter capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade.

Saber atuar na gestão por metas.

Se não é uma tarefa fácil para um profissional desenvolver e sustentar um perfil deste, da mesma forma não é fácil para uma empresa encontrar um profissional com o perfil desejado.

Sugestão de Leitura

DRUCKER, PETER F. O Gestor Eficaz em Ação. Editora LTC. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2007.

MAGALDI, SANDRO; SALIBI JOSÉ, NETO. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial. Editora Gente. Edição 1ª. São Paulo, 2018.

DRUCKER, PETER F. Administrando para obter resultados.   Editora Cengage Learning. Edição 3ª.  São Paulo, 1998

MASIERO, GILMAR. Administração de empresas: Teoria e funções com exercícios e casos. Editora Saraiva. Edição 4ª. São Paulo, 2012.

GOMES, OSÉIAS. Gestão fácil: Multiplique seus negócios com uma estratégia para gerar facilidades e operar de maneira ágil em todas as pontas da sua empresa. Editora Gente.  São Paulo, 2019.

Deixe um comentário