O Empreendedor e o Administrador

INTRODUÇÃO: Na literatura podemos considerar e entender que, em algumas circunstâncias as atividades, habilidades e papéis desempenhados pelo EMPREENDEDOR e pelo ADMINISTRADOR se assemelham. A comparação entre eles mostra que, na prática, o EMPREENDEDOR é um ADMINISTRADOR com atributos a mais, que o colocam num patamar acima do padrão comum dos EXECUTIVOS (diretores ou gerentes). Com efeito, também há opiniões de estudiosos apontando grandes diferenças no EMPREENDEDORISMO em relação ao trabalho efetuado mundo corporativo pelo ADMINISTRADOR (a GESTÃO ou GERENCIAMENTO). 

ADMINISTRADOR no AMBIENTE CORPORATIVO:

O seu raio de ação é condizente com o cenário CORPORATIVO.

É ligado a processos, técnicas, gerenciamento, organogramas, fluxogramas, controles, informações, análises de qualidade e melhoria de processos. Atua na solução de problemas, mediação de conflitos (internos e externos), administração de PESSOAS etc. Desenvolve seu trabalho com talento, conhecimento e habilidades que mantém sua capacidade profissional para estar empregado (EMPREGABILIDADE). Em paralelo, procura estar enquadrado dentro de normas, procedimentos e burocracia vivendo de regras, diretrizes, ordens e os paradigmas estabelecidos que movimentam a empresa.

Esta condição de trabalho pode ser traduzida num modelo de segurança, uma ZONA DE CONFORTO vinculada à função, hierarquia, ganhos, bonificações, premiações, benefícios, realização e autoestima. É o ideal de vida, objetivos de consumo, bens pessoais ou outros fatores motivacionais.

O valor social do trabalho do ADMINISTRADOR é relevante. Ele tem mérito ao fazer com que a empresa tenha sustentabilidade e continuidade como organização econômica. É o que gera emprego e renda. Seu desempenho é reflexo direto de sua COMPETÊNCIA.

O ADMINISTRADOR trabalha numa organização previamente estruturada e está submetido à sua CULTURA ORGANIZACIONAL, MISSÃO, VISÃO e VALORES.

Procura alcançar objetivos e metas da empresa pelo uso racional, padronizado e eficiente dos recursos disponíveis. O mecanismo que vai se tornar o caminho do seu sucesso é a sua flexibilidade e seu poder de adaptação aos processos vigentes e suas eventuais mudanças. Procura alcançar objetivos e metas da empresa pelo uso racional, padronizado e eficiente dos recursos disponíveis. O mecanismo que vai se tornar o caminho do seu sucesso é a sua flexibilidade e seu poder de adaptação aos processos vigentes e suas eventuais mudanças para exercer o papel de um GESTOR contemporâneo.

EMPREENDEDOR no AMBIENTE DE NEGÓCIOS:

O âmbito de ação do EMPREENDEDOR é bem mais amplo do que o do ADMINISTRADOR (GESTOR).

Isto é o que lhe dá a visão maior do que a do ADMINISTRADOR (por melhor que ele seja!). Um EMPREENDEDOR é focado no seu PRÓPRIO negócio no presente e no seu futuro. O ADMINISTRADOR é focado no presente e no futuro nos negócios… da EMPRESA.

Na maioria dos casos, um EMPREENDEDOR é um indivíduo que faz a diferença, que transforma o que é difícil em realidade. Tem suas ações vinculadas ao modo como interpreta acontecimentos de uma área, em particular, sem estar preso a um cenário restrito fazendo o que tem que ser feito para a eficiência organizacional. Já o ADMINISTRADOR dentro de um ambiente corporativo…

Um EMPREENDEDOR,tendo coragem para OUSAR, aborda todos os aspectos oferecidos pelo mercado para detectar OPORTUNIDADES. O grande diferencial está no seu ESPÍRITO EMPREENDEDOR, no uso da imaginação e como ele projeta e opera suas atividades livremente, na base da intuição. Ele é movido pelo desconhecido e o ADMINISTRADOR, no ambiente corporativo, quase sempre não tem espaço para isso.

Os EMPREENDEDORES estabelecem maneiras de como fazer as coisas que, na verdade, são reflexo do que eles próprios são. Portanto, o sucesso é resultado do que foi definido como pertinente, fora da mesmice e como isso vai satisfazer um público alvo. Os EMPREENDEDORES vislumbram o que pretendem alcançar tendo o poder de criar sua própria estrutura de trabalho. Sua tarefa principal parece ser a de imaginar e definir o que querem fazer e como irão fazer. Já o ADMINISTRADOR, dentro de um ambiente corporativo quase nunca tem espaço para isso.  Tem que seguir o que a empresa determina…

PONTOS EM COMUM:

Há atividades básicas que fazem parte do trabalho do EMPREENDEDOR e do ADMINISTRADOR. Sem elas é muito difícil se alcançar resultados positivos:

Da mesma forma que o ADMINISTRADOR, o EMPREENDEDOR também analisa e resolve situações complexas e variadas. Sua visão também é voltada para raciocínios abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos para ser o agente de mudança e inovação.

Seu trabalho é direcionado para a análise, habilidade de entender e diagnosticar situações e decidir para estabelecer ações adequadas.

O EMPREENDEDOR agindo isoladamente também se torna uma peça RESTRITA. Nenhum EMPREENDEDOR, por mais que ele esteja preparado, conseguirá reunir todos os recursos à disposição.

O EMPREENDEDOR também raciocina, e toma decisões que envolvem contabilidade, finanças, marketing, sistemas de informação, vendas, parcerias e relacionamento com os clientes: são passos importantes para fortalecer os seus negócios. A diferença é que o EMPREENDEDOR trabalha seu favor, tendo a capacidade de ser Diretor-Presidente e Assistente Administrativo ao mesmo tempo. O ADMINISTRADOR trabalha a favor de uma empresa e é remunerado para isso.

O EMPREENDEDOR tem grande valor para a atividade econômica e para a sociedade, pois ele está sempre procurando evoluir (por mais simples que seja sua atividade).  Um EMPREENDEDOR necessita ser bom ADMINISTRADOR e todo ADMINISTRADOR deveria ser bom EMPREENDEDOR.

Sugestão de Leitura.

BRITTO, FRANCISCO. Empreendedor Ou Executivo? – Quem Nasceu Pra Quê? Editora DA BOA PROSA. São Paulo, 2010.

BRITO, F.; WEVER, L. Empreendedores brasileiros: a experiência e as lições de quem faz acontecer. Editora Elsevier. Rio de Janeiro, 2004.

DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. Editora McGraw-Hill. São Paulo 1989.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Editora Elsevier. Rio de Janeiro, 2003.

GERBER, M. E. Empreender fazendo a diferença. Editora Fundamento Educacional. São Paulo, 2004.

Deixe um comentário