O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO


INTRODUÇÃO:

De acordo com diversos autores, a IC – INTELIGÊNCIA COMPETITIVA (ou INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL) é entendida como sendo o processo essencial à tomada de decisões nas organizações. Envolve trabalhos de coleta, análise, disseminação de INFORMAÇÕES obtidas nos ambientes interno e externo e utilizadas em função de suas necessidades (sustentabilidade, descobrir novas oportunidades e a redução de riscos).


O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO:


O CONHECIMENTO sozinho não é competitivo O que o torna é competitivo é a maneira como ele é gerenciado. COMPARTILHAR significa tomar partido em, fazer parte de algo com alguém e dividir. Em informática é usar em rede a informação, os arquivos, dados etc. com outro computador ou usuário (compartilhar arquivos com outros usuários).

Para que a INTELIGÊNCIA COMPETITIVA funcione a contento, uma das maiores preocupações deste processo é fazer com que a GESTÃO DO CONHECIMENTO atue nos grupos de trabalho disseminando experiências e observações ao COMPARTILHAR e expandir o CONHECIMENTO.


A GESTÃO DO COMPARTILHAMENTO:


O papel do GESTOR se amplia mais uma vez. O COMPARTILHAMENTO vai exigir um alto grau de interação e capacidade de comunicação entre os indivíduos. A finalidade é a obtenção contínua do CONHECIMENTO alheio e a transmissão contínua do CONHECIMENTO próprio para outros indivíduos: falar, ouvir e ser ouvido e ensinando para poder aprender.


A LIDERANÇA, a HABILIDADE INTERPESSOAL e a HABILIDADE POLÍTICA terão um peso maior para o GESTOR pelo fato de se estar lidando com o elemento humano que traz alguns ingredientes complexos que serão prejudiciais ao COMPARTILHAMENTO:


1 – Em muitos casos o indivíduo não se dispõe a dividir seu CONHECIMENTO por completo. A dificuldade (ou) de comunicação e o medo de compartilhar são grandes desafios nas organizações: transformar o CONHECIMENTO TÁCITO em CONHECIMENTO EXPLÍCITO bem organizado e disponível para todos.


2 – Por falta de MOTIVAÇÃO ou de OPORTUNIDADES de crescimento muitos colaboradores não se empenham em colaborar, em crescer, em se renovar pela troca de ideias, pela reciclagem ou pelo simples fato de interagir (mesmo em relacionamentos mais informais existentes nas estruturas e modelos organizacionais).


3 – A existência de CONFLITOS que não foram devidamente solucionados. Para os GESTORES é importante identificar e gerenciar com sucesso os CONFLITOS CONTRA PRODUTIVOS: um CONFLITO PESSOAL que pode se tornar CONFLITO INTERPESSOAL que pode evoluir para o CONFLITO INTRAGRUPAL e para o CONFLITO INTERGRUPAL.


4 – As rivalidades internas e a competição impedem a integração dos profissionais e das diversas áreas da empresa. Uma GESTÃO DO COMPARTILHAMENTO é um processo INTERDISCIPLINAR que necessariamente se vale de diversos conceitos, técnicas e modelos criados por áreas totalmente diferentes.

E muitas vezes os ambientes de trabalho são desfavoráveis: não facilitam a comunicação construtiva, o diálogo e a troca de ideias. As causas podem ser as mais diversas: desconfiança, inveja, ciúmes, hierarquia, vocabulário, preconceito, intolerância, tempo mal administrado, zona de conforto, apatia, diferentes níveis culturais, falta de incentivo, falta de expectativa favorável pelo valor do CONHECIMENTO TÁCITO, etc.


CUIDADO:

Quando não há confiança nas formas de relacionamento os indivíduos minimizam a disponibilidade para compartilhar o CONHECIMENTO TÁCITO. Ao mesmo tempo, se não houver um mínimo de interação entre os atores que promovem o COMPARTILHAMENTO...


5 – Pode haver a falta de pleno entendimento da ideia do COMPARTILHAMENTO que vai procurar aproveitar e dividir o que já existe nos indivíduos, nos departamentos e nos processos da empresa. Portanto, é preciso dar esclarecimento que esta soma é da organização e que, em contrapartida, o CONHECIMENTO também é disponibilizado a todos.


O GESTOR também terá outro desafio em criar meios para poder socializar melhor as ações de COMPARTILHAMENTO através de BRAINSTORMING, reuniões, dinâmicas, encontros e eventos que estimulem a criatividade e para articular a incorporação do CONHECIMENTO.


UTOPIAS DA GESTÃO DO COMPARTILHAMENTO:


Ao contrário do que muitos EXECUTIVOS imaginam, a formação de bases de dados refinadas com SOFTWARES modernos não significa que a INFORMAÇÃO e o CONHECIMENTO virão como num passe de mágica. E mesmo que isso aconteça, um grande volume armazenado nas mais variadas possibilidades não garantem nada. A chave está no uso correto do CONHECIMENTO!


Ao contrário do que muitos EXECUTIVOS imaginam, a TIC não elimina o contato pessoal. O contato e a interação física entre as PESSOAS trazem excelentes resultados em termos trocas e relacionamentos mais duráveis. A chave está no uso correto do uso da tecnologia com o contato pessoal!


Ao contrário do que muitos EXECUTIVOS imaginam, a troca de CONHECIMENTO acontece apenas em instituições de ensino, ONG’s e em empresas sem a ideia de competitividade. A atual tendência em empresas modernas e competitivas este em adotar modelos diferenciados para construir uma cultura de aprendizagem. A chave está no uso da da "LEARNING ORGANIZATION"!


SUGESTÃO DE LEITURA:


NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.


VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 1-23, 2003.


DIXON, Nancy. Conhecimento comum : como as empresas prosperam ao compartilhar o que sabem. Harvard: Harvard Business School Press, 2000.


ROSSATTO, Maria Antonieta. Gestão do conhecimento: a busca da humanização, transparência, socialização e valorização do intangível. Rio de janeiro: Interciência, 2003.

Muitas empresas estão atoladas em estruturas rígidas criadas de cima para baixo no estilo FAYOLISTA. A sua equipe é limitada pela própria CULTURA ORGANIZACIONAL sem criatividade e muito cheia de limitações.

4 visualizações
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
ENTRE EM CONTATO
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon