Housekeeping

INTRODUÇÃO:

O termo HOUSEKEEPING não tem uma tradução exata, mas, podemos entender como “ORGANIZAÇÃO INTERNA”, ou, segundo outras versões, “ARRUMAR A CASA”. No entanto, há discordância de opiniões sobre este assunto. As definições mais comuns encontradas reiteram que HOUSEKEEPING é uma ferramenta que a empresa pode usar para dar melhor qualidade de vida aos funcionários e constituir programas de Qualidade, Produtividade e Agilidade nos produtos e serviços.

DIVERGÊNCIAS

Muitos textos mostram o HOUSEKEEPING como uma ocidentalização do 5S, desenvolvido por KAORO ISHIKAWA após a II GUERRA MUNDIAL para ajudar as empresas japonesas a saírem de uma situação de destruição total. O 5S é dirigido aos ASPECTOS FÍSICOS do ambiente e do local de trabalho (arranjo, maneira, método, ordem, processo, sistema e organização do ambiente na empresa).

Alguns estudiosos consideram o HOUSEKEEPING idêntico ao 5S porque, se analisarmos com cuidado, eles possuem a mesma raiz. Outros afirmam que o 5S é destinado somente às áreas OPERACIONAIS e FABRIS. Além destas posições, existem os que asseguram que o HOUSEKEEPING e o 5S são idênticos. Mas, o HOUSEKEEPING é voltado para áreas administrativas (escritórios).  

Mas, tanto em um como em outro sistema, o que vai fazer a grande diferença é a frequência de palestras sobre o tema, treinamentos e WORKSHOPS para que eles sejam incorporados pela CULTURA ORGANIZACIONAL e pelos VALORES da empresa. Os dirigentes da empresa deverão de analisar cuidadosamente as circunstâncias e estruturas nas quais serão mais viáveis o uso do HOUSEKEEPING ou o uso do 5S.

Qual deles alcançará os resultados previstos? Qual deles alcançará os resultados previstos? O HOUSEKEEPING tem foco nos três primeiros S?

Sugestão de Leitura

O termo HOUSEKEEPING não tem uma tradução exata, mas, podemos entender como “ORGANIZAÇÃO INTERNA”, ou, segundo outras versões, “ARRUMAR A CASA”.

RIBEIRO, HAROLDO. 5S – Os 5 passos para uma implantação de sucesso. Editora Quality House. Rio de Janeiro, 1994.

SILVA, JOÃO MARTINS DA. 5 s’s: o ambiente da qualidade. Fundação Christiano Ottoni. Belo Horizonte, 1994.

OSADA, TAKASHI.  HOUSEKEEPING, 5 S’s: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.  Instituto IMAN. Edição 4ª. São Paulo, 2010.

HIRANO, HIROYUKI. 5S na Prática. IMAM. São Paulo, 1994.

BALLESTERO-ALVAREZ,  MARIA ESMERALDA. Gestão de Qualidade, Produção e Operações. Editora Atlas. Edição 2ª. São Paulo, 2012.

Deixe um comentário