Henry Ford

HENRY FORD (1863–1947)

Nasceu e cresceu na fazenda de sua família e estudou em escola pública. A vida dura no campo exigia serviços pesados, feitos à mão, o que despertou em FORD o interesse em usar máquinas para diminuir o trabalho manual.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, ele não foi o inventor do automóvel e nem da linha de montagem. Seu grande mérito foi o desenvolvimento e a fabricação do primeiro automóvel a preços acessíveis para os americanos de classe média.

Com isso ele mudou o conceito do automóvel, que no do início do Século XX não passava de uma excentricidade, cara e ao alcance de poucos. Em 1903, na época da criação da FORD MOTOR COMPANY,eles eram vistos como um luxo e símbolo de status. Tinham o conceito igual ao das carruagens, só que não utilizavam mais os cavalos e o cocheiro fora substituído pelo CHAUFFEUR. Eram praticamente fabricados à mão, pesados, caros e inacessíveis. 

Todas as empresas do setor automobilístico trabalhavam de forma idêntica. A produção e a administração estavam centralizadas nas mãos dos proprietários com o contato direto com a produção, operários, fornecedores, vendas, clientes etc.

O nível de produção era baixo, havia variações quase que de automóvel para automóvel por falta de um projeto padrão.

Portanto, os produtos eram sem qualidade e muito pouco confiáveis.

Ao mesmo tempo, os custos elevados não diminuíam com o aumento da produção.  Mesmo a FORD MOTOR COMPANY no início de suas atividades, operava de forma artesanal e com uma considerável perda de tempo.   

Na opinião de HENRY FORD os altos preços dos automóveis dificultavam a expansão do mercado. Acreditava que o automóvel deveria ser um bem disponível para todos e não para alguns poucos privilegiados. Ao introduzir o MODELO  T, a FORD revolucionou a indústria americana e o Século XX transformando o automóvel num meio de transporte prático e barato com produção em massa.

“Eu vou construir um carro para as multidões”. HENRY FORD

A base do seu trabalho era reduzir meticulosamente os custos permitindo muitas inovações técnicas e eliminar o desnecessário nos automóveis. A ideia era torná-los mais leves, baratos, econômicos e de fácil manutenção. Na área comercial FORD criou um sistema de  concessionárias na maior parte da América do Norte e nas principais cidades do mundo. Desta forma,ele se tornou uma das pessoas mais ricas e conhecidas.

A visão de HENRY FORD também era diferente dos demais empresários. Para ele o consumismo era o fundamento do bem estar social e para a paz,juntamente com altos salários para os trabalhadores. Também durante a I Guerra Mundial ele ficou conhecido por suas ideias pacifistas.

Os fabricantes que não evoluíram e não modernizaram seus métodos de produção, aos poucos foram sendo absorvidos por empresas mais estruturadas ou simplesmente desapareceram.

A TRAJETÓRIA HENRY FORD sempre se caracterizou por sua engenhosidade. Aos 12 anos, passou boa parte do seu tempo livre em uma loja de peças de reposição para pequenas máquinas. Ali conseguiu as peças necessárias para construir seu primeiro motor a vapor. Aos 15 anos desmontava e consertava dezenas de vezes os relógios de amigos e vizinhos. Na fazenda do seu pai fazia a manutenção e reparos nas máquinas observando o funcionamento e mostrando grande aptidão para inovações.

Em 1875, o seu contato com um locomóvel a vapor o incentivou a estudar veículos automotores.

Em 1879 foi para DETROIT trabalhar como aprendiz de mecânico na JAMES F. FLOWER, posteriormente na DETROIT DRY DOCK CO e em 1882 na WESTINGHOUSE no conserto e montagem de locomoveis a vapor.

Como mecânico das oficinas da EAGLE MOTOR WORKS em 1885, o seu interesse se voltou para os motores à explosão e dois anos depois construiu seu primeiro motor à gasolina.

Em DETROIT, HENRY FORD atuava como engenheiro na EDISON ILLUMINATING COMPANY em 1891. Ao ser promovido a Engenheiro Chefe em 1893 passa a ter tempo e dinheiro para se dedicar às suas experiências com motores à gasolina. Partindo destas experiências ele construiu seu próprio veículo automotor em 1896, denominado QUADRICICLO.

No mesmo ano, participando de uma reunião de executivos da empresa, foi apresentado a THOMAS EDISON que o incentivou a projetar e construir um segundo veículo (completado em 1898).

Contando com apoio financeiro de doze investidores, HENRY FORD criou a DETROIT AUTOMOBILE COMPANY em 1899 onde atuou como engenheiro chefe.

Infelizmente, os 20 automóveis produzidos não tiveram a qualidade e o preço que FORD pretendia. E a empresa foi dissolvida em 1901.

No mesmo ano HENRY FORD construiu com sucesso outro automóvel e com os acionistas da DETROIT AUTOMOBILE formou a HENRY FORD COMPANY.

Nesta nova empresa atuou como engenheiro-chefe. Mas, em 1902, um dos seus sócios trouxe um consultor, fato que desagradou HENRY FORD. Em resposta, ele abandonou a empresa que posteriormente foi renomeada CADILLAC AUTOMOBILE COMPANY (comprada pela GENERAL MOTORS em 1909). 

Sendo persistente, HENRY FORD criou uma empresa voltada para carros de corrida sem muito êxito. Mesmo assim, montou em 1902 o carro chamado 999 com o qual conquistou várias vitórias e grande divulgação nos EUA. Assim, obteve meios financeiros para dar sequência às suas ideias.

Em parceria com de ALEXANDER Y. MALCOMSON criou em 1902 a FORD & MALCOMSON LTD. para fabricar automóveis a preços baixos.  A empresa alugou uma fábrica e contratou a oficina mecânica dos irmãos DODGE para fornecer peças. As vendas não corresponderam e a crise se aprofundou quando os DODGE exigiram o seu pagamento.

Em junho de 1903 a FORD & MALCOMSON LTD foi reincorporada com FORD, MALCOMSON, os irmãos DODGE e outros 8 investidores para criar a FORD MOTOR COMPANY. O capital investido pelos 12 acionistas foi de US$ 28,000 para produzir o FORD MODELO A (de dois cilindros). O automóvel teve um rápido sucesso e outubro os lucros obtidos foram quase US $ 37.000.  A produção chegou a cem veículos por dia e de 1903 a 1904 foram fabricadas 1.708 unidades por processo padronizado.  

Havia uma forte razão para o sucesso do FORD MODELO A e dos modelos subsequentes. HENRY FORD já vinha dedicando esforços no desenvolvimento de seus projetos desde 1892 e 1893 em busca da perfeição, já havia construído carros e tinha boa experiência quando o primeiro FORD chegou ao mercado. E seus concorrentes continuavam criando carroças sem cavalos. Portanto, o MODELO A foi construído a partir de ideias que estavam muito à frente dos outros. Posteriormente, a linha de montagem transformaria este tipo de indústria.

As empresas que não se adaptaram desapareceram: em 1920 havia 200 fabricantes de automóveis nos EUA. Em 1940 restavam 17.

Em 1905 lucros totais foram quase US $ 300.000 e em 1906 a FORD produz 8.729 unidades e se torna a marca mais vendida nos EUA. Porém, havia diversos atritos internos porque a maioria dos investidores tinham seus próprios negócios para cuidar e não trabalhavam na empresa em tempo integral. A FORD era algo secundário. No início de 1906 HENRY FORD comprou as ações da maioria dos demais sócios.

Enquanto TAYLOR desenvolvia o seu trabalho, que seria conhecido como ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA em 1911, HENRY FORD daria inícios aos seus métodos que com o tempo seriam denominados de FORDISMO.

O termo usado em 1934 por ANTÔNIO GRAMSCI e por vários escritores sobre economia.

Seguindo a mentalidade americana, a FORD começa a se expandir para outros mercados de maneira muito rápida com fábricas ou montagem local: Canada (1904), Inglaterra (1909), França (1916), Irlanda (1917), Brasil (1919), Dinamarca (1924), Alemanha (1925), Argentina (1925), Japão (1925), Austrália (1926), Filipinas (1929), Portugal (1932), Nova Zelândia (1936) etc.

Sugestão de Leitura

HENRY FORD. Minha vida, Minha obra. LeBooks Editora. 2018.

Deixe um comentário