HABILIDADES GERENCIAIS

INTRODUÇÃO:

Vez por outra encontramos alguns comentários declarando que a Administração é um ramo de atividade em vias de extinção.

A afirmação tem por base o acelerado desenvolvimento tecnológico apontado como o grande responsável para tornar o Administrador um personagem de museu.

Que os futurólogos nos desculpem, mas, não é bem assim! Como toda Ciência, a Administração se modificou e se adaptou com o passar do tempo.

Se analisarmos sua evolução durante o Século XX ela se transformou ao sofrer influências dos fatos que se sucederam no período: guerras, crises, mudanças sociais, política, cultura…

A tecnologia avançou para fazer frente às mudanças? Ou as mudanças ocorreram em função de novas tecnologias? Pouco importa. A Administração é uma Ciência humana que todos os dias avança e se torna cheia de desafios com situações complexas. E desta maneira as técnicas da Administração se fazem presente nos mais diversos ramos do mercado e em qualquer nível da hierarquia da empresa.

OS PROFISSIONAIS

O CAPITAL HUMANO (o ATIVO intelectual) de uma organização é seu diferencial mais consistente com seu talento e HABILIDADES GERENCIAIS que refletemdiretamente no desempenho da empresa.

O GESTOR é a figura que precisa saber lidar com rotinas internas, equipes, clientes e acompanhar resultados. Para tanto tem que desenvolver, obrigatoriamente, suas HABILIDADES GERENCIAIS para reagir de forma rápida diante das contradições e desafios presentes nas organizações. Os profissionais da Administração definem a melhor estratégia, criam soluções para inúmeros problemas, analisam, inovam e empreendem tornando qualquer tipo de organização muito mais competente e competitiva.

AS HABILIDADES GERENCIAIS

A literatura disponível sobre o tema é extensa. Entretanto, a maior cautela que devemos ter sobre o assunto é a tendência simplista que muitos executivos têm, segundo sua experiência, de estabelecer que as HABILIDADES GERENCIAIS são limitadas às qualificações de ordem técnica. Atualmente prática mostra um conceito que é muito mais abrangente.

QUESTÕES

Há diversas análises com visões diferentes. Mas, muitas questões são colocadas procurando uma resposta definitiva que não esteja presa seguindo apenas uma linha de pensamento: Quais as Habilidades principais? Em que o GESTOR precisa ser um HÁBIL?

VISÕES DIFERENTES

Podemos pesquisar inúmeros entendimentos que não retratam uma “VERDADE VERDEIRA” e sim ideias que podem ser aproveitadas de acordo com a necessidade da organização ou do perfil e objetivo do profissional para que ele se torne competitivo e atualizado.

1 – AS DUAS CATEGORIAS

A conceituação pode ser estabelecida dividindo o tema em duas categorias – Habilidades TÉCNICAS: considera os profissionais competentes em sua área de formação. Ainda é vista por muitos como sendo a única habilidade que realmente tem importância. Habilidades COMPORTAMENTAIS: considera os profissionais muito hábeis na construção de relacionamentos.

O CRUZAMENTO DAS HABILIDADES Considera os profissionais que possuem o talento de encontrar o equilíbrio entre as duas habilidades. Elas DEVERIAM ser complementares. Mas, a experiência mostra que muitas vezes este equilíbrio é difícil de ser estabelecido.

2 – QUATRO HABILIDADES ESSENCIAIS

●– HABILIDADE CONCEITUAL: permite a análise e o diagnóstico de situações complexas. Auxilia o GESTOR na percepção sobre a relação entre fatos e informações disponíveis numa determinada situação para a tomada de decisão.

●– HABILIDADE INTERPESSOAL: em seu perfil pessoal, o GESTOR moderno deve ter grande capacidade de trabalhar em equipe, saber se comunicar, compreender e motivar outras PESSOAS.   

●– HABILIDADE TÉCNICA: é a formação e a especialidade profissional do indivíduo, ou seja, a base teórica e prática que o GESTOR utiliza para solucionar diferentes situações.  

●– HABILIDADE POLÍTICA: é um requisito cada vez mais conceituado em função da habilidade pessoal para obter recursos, modificar métodos, construir uma base de poder etc.

3 – AS OITO HABILIDADES

Outras análises trazem as HABILIDADES divididas de forma diferente:

●– PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO: o GESTOR deve ser capaz de estabelecer objetivos e metas de acordo com um plano de trabalho. O PLANEJAMENTO programa atividades diárias, prevê recursos, orienta a equipe com prazos, delega atividades, faz a correta administração do tempo e controla resultados.   

●– PODER DE ANÁLISE: muitos especialistas consideram esta habilidade como sendo parte doPLANEJAMENTO ou o mesmo que HABILIDADE CONCEITUAL.

O GESTOR antevê problemas, antecipa as melhores soluções usando a lógica ao analisar as situações de maneiras diferentes.

●– COMUNICAÇÃO: esteé um problema sério nas organizações. Esta HABILIDADE se tornou tão importante que nos processos seletivos de executivos ela é verificada com muito cuidado. A COMUNICAÇÃO pode até ser um critério eliminatório: candidatos tecnicamente muito bons podem ser eliminados por sua pouca capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

Um GESTOR precisa saber se expressar corretamente. A COMUNICAÇÃO VERBAL (ORAL ou ESCRITA) inadequada causa sérios problemas pela falta de assertividade, clareza e concisão. No papel de EMISSOR, diante de diversas situações, o GESTOR é um disseminador de informações, de conhecimentos e que comanda, instrui, orienta, comenta e expõe resultados.

A forma pela qual ele transmite ideias e mensagens para o fluxo das tarefas evita desmotivação, retrabalhos, conflitos e prejuízos ao clima organizacional. A capacidade de COMUNICAÇÃO dá credibilidade, boa impressão, respeito e uma relação de confiança com os seus pares e com a EQUIPE.

Em muitas ocasiões a capacidade de COMUNICAÇÃO de um GESTOR pode ser decisiva para aumentar o seu poder de PERSUASÃO ao organizar e apresentar ideias, perspectivas, alterações e propostas de modo que a convencer seus ouvintes.

A experiência mostra que, em muitos casos, quanto maior a HABILIDADE TÉCNICA menor a HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO.

Cuidado: outro problema da COMUNICAÇÃO mal feita está relacionado às devolutivas (FEEDBACKS).

●– NEGOCIAÇÃO: trata-se de outra HABILIDADE muito apreciada pelas organizações para o GESTOR atuar no ambiente externo e, às vezes de importância ainda maior para atuar no ambiente interno.

A NEGOCIAÇÃO ocorre o tempo todo e o objetivo, em qualquer circunstância, é encontrar o ponto onde haja equilíbrio de interesses entre as partes envolvidas. Muitos consideram a NEGOCIAÇÃO uma verdadeira ARTE que requer sensibilidade, criatividade, assertividade, habilidade política e poder de análise.  

●– FLEXIBILIDADE: mudanças ocorrem com frequência cada vez maior e posições irredutíveis e rígidas não vêm apresentando resultados muito favoráveis. Portanto, mesmo que muitas vezes este processo chegue a ser desgastante, é fundamental que o GESTOR desenvolva a HABILIDADE de se adaptar aos novos cenários com resiliência e talento no relacionamento interpessoal.

●– INFLUÊNCIA: é aptidão do GESTOR para mudar a conduta dos integrantes de sua EQUIPE, principalmente, exercendo o papel de LÍDER e SÍMBOLO, o EXEMPLO a ser seguido.

●– MOTIVAÇÃO: além de manter sua AUTOMOTIVAÇÃO é indispensável que o GESTOR tenha habilidade para observar os fatores que cooperam para a MOTIVAÇÃO de seus colaboradores:

É ser ouvido? Salários? Os relacionamentos? Ambiente? Clareza dos objetivos? Premiações? Reconhecimento? É inegável a importância do trabalho na satisfação pessoal do indivíduo, mas, o que faz a EQUIPE ter o nível de qualidade e produtividade?

  

Algumas ideias mais atuais têm procurado resolver estas questões de outra maneira: ao invés de procurar o que MOTIVA os funcionários, o exame sobre o que DESMOTIVA tem se mostrado mais construtivo.

●– LIDERANÇA: na maioria das empresas encontramos muitos CHEFES e poucos LÍDERES.  A LIDERANÇA é a capacidade do GESTOR para fazer sua EQUIPE aceitar ideias e trabalhar de forma homogênea. O LÍDER é uma figura aceita e reconhecida pelos subordinados porque todos confiam nas suas decisões e se sentem representados por ele. Suas atitudes se constituem na melhor maneira de despertar o interesse das pessoas através de sua conduta com entusiasmo e determinação. Estas características fatalmente serão um exemplo.

Ele é a REFERÊNCIA, caminhando e atuando em conjunto, desenvolvendo e motivando pessoas. As outras características dos profissionais que exercem o papel de LÍDER estão de alguma maneira, relacionadas a todas as HABILIDADES.

LÍDER é o condutor. Sua habilidade em lidar com seus subordinados faz com que eles deem o melhor da sua energia e talento para abraçar uma CAUSA (mesmo que ela seja um cacto). 

OPINIÕES SOBRE AS HABILIDADES GERENCIAIS

A noção de que a GESTÃO segue ações coordenadas dentro de um trabalho planejado com rigor e totalmente racional não retrata bem a realidade. Em razão do andamento dos negócios a atuação se torna desordenada, cheia de imprevistos fazendo do processo decisório, em muitas ocasiões, um ato guiado puramente pela intuição.

O GESTOR raciocina por variáveis internas e externas que fazem com que as HABILIDADES GERENCIAIS cresçam em relevância. E é por isso que elas já são observadas no perfil dos candidatos durante os processos seletivos.  

Há os que creem que as HABILIDADES são traços inerentes a um indivíduo. Porém, a maioria dos estudiosos acredita que elas possam ser desenvolvidas por técnicas específicas. Afinal, nenhum GESTOR é PRODUTO completo, cheio de ideias extraordinárias, com propostas prontas para atuar em todas as áreas da empresa.

Outras opiniões apontam que elas são fruto da experiência ao longo dos anos podendo até chegar a um estágio considerado como SABEDORIA.

Também há os que responsabilizam a falta de formação técnica de qualidade como a grande responsável pela má qualidade das HABILIDADES GERENCIAIS que muitos profissionais apresentam. Entretanto, é quase uma unanimidade o entendimento que é quase impossível que qualquer GESTOR possa apresentar em seu perfil todas as HABILIDADES GERENCIAIS simultaneamente.

Finalizando… Se analisarmos sua evolução da ADMINISTRAÇÃO durante as últimas décadas do Século XX, ela se transformou ao sofrer influências dos fatos que se sucederam no período: guerras, crises, mudanças sociais, política, cultura… O ambiente de negócios sofreu muitas mudanças que, sem nenhuma dúvida, acabaram por se refletir nas empresas e influenciaram aqueles que nelas trabalham.

Mas, em particular, o maior foco das análises tem sido voltado para a figura do GESTOR (o gerente). O assunto é muito discutível em relação à natureza das ações dos profissionais, do trabalho gerencial e suas peculiaridades. O GESTOR é o indivíduo a quem se atribuem as responsabilidades pelo desenvolvimento, definição e implantação de ESTRATÉGIAS, TOMADAS DE DECISÕES, alternativas viáveis, ações práticas e os caminhos a serem seguidos pela empresa.

Sugestão de Leitura

GUERRA. PAULO T. MARINS, ANTOMAR. Habilidades Gerenciais. São Paulo. Saraiva, 2015.

CHIAVENATO, I. ADMINISTRAÇÃO NOS NOVOS TEMPOS. Campus Elsevier, São Paulo, 1999.

BALDWIN T.; RUBIN R.; BOMMER, W. Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais. Campus Elsevier, São Paulo, 2008.

QUINN,ROBERT E., FAERMAN,SUE R. Competências Gerencias – A Abordagem de Valores Concorrentes na gestão. Campus Elsevier, São Paulo, 2003.

Deixe um comentário