Frederick Taylor

A ERA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
1900-1950

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

INTRODUÇÃO:

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA foidesenvolvida pelo engenheiro americanoFREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915) com o objetivo de aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho dos operários. Nasceu na PENSILVÂNIA, EUA, numa abastada família Quaker (grupo religioso surgido na Inglaterra em 1647) e teve educação severa e disciplinada. Sua vida profissional começa num período atribulado da história americana, poucos anos após do fim da GUERRA CIVIL (1861 a 1865). Para FREDERICK TAYLOR, a Administração deveria ser estudada e tratada cientificamente e não de forma empírica como era feito no final do Século XIX.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOS EUA:

O intenso desenvolvimento industrial ocorrido no Nordeste dos Estados Unidos não foi acompanhado por métodos modernos de produção e Administração. Na década de 70 do Século XIX, a indústria dos EUA vivia um período de grandes mudanças, aproveitando o aumento de consumo por parte dos escravos libertados, com a contínua vinda de contingentes de imigrantes e com o processo de reconstrução do país. E, na mesma época, as pequenas fábricas começavam a se transformar em grandes empresas.

Porém, trabalhavam num sistema de baixa eficiência, com muito desperdício na produção, sem uma forma correta e profissional no controle e verificação de custos e despesas.  Os processos não tinham padrão e no resultado final da produção havia várias divergências de forma, tamanho e peso. E isto acontecia entre as empresas que produzissem produtos similares ou até mesmo dentro da própria empresa.

A mão de obra não era devidamente disciplinada.

Era comum que os operários abandonassem suas tarefas ou trocassem de posto com outros trabalhadores de áreas diferentes. Então, mais erros de produção e desperdícios.

A HABILIDADE DE TAYLOR:

No fim da década de 60 do Século XIX os negócios não estavam numa situação muito favorável. Era praticamente impossível para os mecânicos conseguirem um trabalho e assim, em 1870, TAYLOR foi obrigado a começar como aprendiz (e não como mecânico) numa empresa fabricante de válvulas e bombas hidráulicas. Ali começou a OBSERVAR o que achava ser uma má Administração.

Em pouco tempo, por ser hábil nas suas atividades e na gestão dos processos, foi evoluindo até chegar à posição de engenheiro chefe. Mesmo com todo o seu talento em gestão, ele não possuía diploma. Portanto, suas oportunidades profissionais seriam muito poucas.

TAYLOR obteve o diploma em engenharia mecânica, num curso por correspondência e, com o seu conhecimento prático adquirido, chegou a cargos de confiança e liderança nas empresas em que trabalhou. Focado e disciplinado, foi responsável por uma grande mudança na gestão das empresas com ênfase em produtividade e corte de custos, na criação de sistemas de avaliação de produtividade e dividindo as tarefas maiores em sub tarefas. Sendo engenheiro, tinha uma visão perfeita para desenvolver suas teorias ao analisar a forma como o trabalho era executado pelos operários.

OS SEGREDOS DOS ÊXITOS DE TAYLOR:

O domínio sobre si mesmo, o trabalho bem planejado, persistência e obstinação sempre foram características de sua personalidade. Uma vez iniciado um trabalho, nada o impedia de chegar ao fim. TAYLOR tinha caráter obsessivo e compulsivo sobre a necessidade de domar e dominar todos os aspectos da vida. Sob o seu ponto de vista, o homem deve fazer até mesmo funções que não lhe agradam: mesmo detestando CONTABILIDADE, aprendeu o serviço e concluiu que era uma atividade de grande valor para a empresa.

Em 1878 se transferiu para a MIDVALE STEEL COMPANY (FILADÉLFIA) onde começou a desenvolver os primeiros de uma série de muitos aprimoramentos técnicos. Ali, iniciou o estudo de tempos e dobrou a produtividade, além, do uso de controles sistemáticos, ferramentas e uma nova forma de remuneração. Ainda em 1878 retomou seus estudos obtendo o título de mestre em engenharia em 1883. Na MIDVALE STEEL COMPANY ele OBSERVOU vários problemas nas operações que ainda hoje podem ser encontrados em algumas empresas:

● A administração não tinha noção clara da divisão de responsabilidades com os operários.

● Não havia incentivos para melhorar o desempenho dos operários.

● Muitos operários não cumpriam com suas responsabilidades e como os padrões de segurança na produção eram muito baixos, os acidentes eram frequentes.

● As decisões dos administradores tinham por base a intuição e os palpites.

● Não havia integração entre os departamentos, o trabalho era desorganizado e os recursos eram mal distribuídos.

● Os operários eram negligentes e faziam tarefas para as quais não tinham aptidão.

● Os gerentes ignoravam que a perfeição no desempenho significava recompensas (para eles próprios e para os operários).  

● Havia conflitos entre capatazes e operários sobre a quantidade a ser produzida.

Na MIDVALE efetuou o seu experimento com ferro-gusa, pesquisando como movimentar 47 toneladas em vez de 12,5.

Entre 1890 a 1893 trabalhou como gerente geral e engenheiro consultor em gestão na INVESTMENT MANUFACTURING COMPANY (FILADÉLFIA) que operava grandes fábricas de papel. Em 1893 foi contratado para trabalhar exclusivamente para a BETHLEHEM STEEL (PENSILVÂNIA) onde desenvolveu suas ideias sobre  ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA procurando obter a máxima eficiência operacional na administração industrial onde propôs a adoção de métodos científicos na Administração.

“… assegurar a máxima prosperidade para o empregador com a máxima prosperidade para o empregado”. 

“Devemos recordar sempre que o mais importante em qualquer negócio são as boas relações”.

Este objetivo só seria alcançado onde houvesse a ausência de ATRITOS entre a Administração e o operariado. A partir de 1893, TAYLOR passou a atuar como um consultor independente num momento em que as empresas perceberam que um estudo sobre produtividade era muito importante, ainda mais com as mudanças econômicas e sociais que vinham ocorrendo após os incidentes de 1º de Maio de 1886 em CHICAGO, e pela disputa de mercados. Portanto, era necessário aplicar novas formas que pudessem trazer maiores lucros.

LIVROS:

Em 1901 passa a se dedicar à divulgação de suas ideias. Em 1903 publica ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS e em 1911 PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Poucos anos após o seu lançamento, este livro ganhou fama mundial sendo traduzido para diversos idiomas. Em 1915 foi criada a Sociedade para a Promoção da Administração Científica que, ano de sua morte, se tornou SOCIEDADE TAYLOR.

Por onde TAYLOR atuou o seu trabalho resultou sempre no aumento de desempenho. Mesmo com esse perfil, resultados impressionantes e eficazes, ele fez muitos inimigos no operariado e entre a média e alta gerência. Em função de seus métodos, ocorreram demissões, insatisfação, greves e desgaste para trabalhadores e sindicatos. 

TAYLOR começou seu o trabalho no chão da fábrica, mas acabou por influenciar todos os aspectos da vida e da cultura do Século XX. Apesar de inúmeras críticas e rejeição sobre as suas ideias, o TAYLORISMO foi original, coerente e consistente. Continua sendo atual e significativo no desenvolvimento industrial do mundo moderno. Em função de suas ideias inovadoras, ele foi um dos personagens de maior importância para a Administração

Sugestão de Leitura

TAYLOR, FREDERICK W. Princípio de Administração Cientifica. Editora Atlas. São Paulo, 2006.

WREN, DANIEL. Ideias de Administração: o PENSAMENTO CLÁSSICO. Edição 1ª. Editora ÁTICA. São Paulo, 2007.

COSTA, PAULO MOREIRA DA. Taylorismo – Após 100 Anos Nada Superou o Modelo de Gestão. Editora Qualitymark. Rio de Janeiro, 2010.

Deixe um comentário