Frases Idiotas do Mundo Corporativo

INTRODUÇÃO:

Por mais que a tecnologia digital avance e crie modalidades novas de trabalho, ainda falta muito para que determinados profissionais modernizem sua HABILIDADE INTERPESSOAL e o trato com as PESSOAS. Ainda encontramos no mundo do trabalho determinados comportamentos, com base em expressões e frases infelizes, em geral grosseiras e fora de contexto. É uma maneira ultrapassada de demonstrar poder do seu cargo ou mascarar a falta de segurança.

É interessante como os processos seletivos das empresas, que se dizem tão rigorosos, não percebem estes traços da personalidade nos candidatos (principalmente para cargos de GESTÃO). Também é difícil explicar qual foi o mérito para que estes profissionais chegassem a determinados postos na hierarquia como supervisores, gerentes e diretores.

São CHEFES e não são LÍDERES, não têm EMPATIA e agem como um Senhor Feudal com o cérebro ainda em conexão com o universo analógico. Geralmente, usam frases de efeito muito ultrapassadas, que não são mais apropriadas e que são altamente desmotivadoras. De fato, estão na contramão de aspectos relativos à MOTIVAÇÃO de equipes e na construção de um CLIMA ORGANIZACIONAL favorável para a obtenção de resultados. A expectativa é que estes tipos de conduta entrem brevemente em extinção.   

Por falta de tato ou por falta de educação, estes “CHEFES” ainda se valem de comportamentos sem muita relação com os tempos que estamos vivendo. Por experiência, notamos que este tipo de conduta muitas vezes é utilizado para maquiar a falta de capacidade.

Parece inacreditável que ainda ouvimos estas coisas tão superadas. As gerações de GESTORES mudam, mas, os discursos, que não dão resultados, continuam os mesmos. Temos a impressão de estarmos no meio do Século XX, onde o “CHEFE” era uma FIGURA incontestável, infalível e absolutamente dona da verdade.

ANALISANDO

Em primeiro lugar, as empresas deveriam observar a LIDERANÇA como uma ferramenta para conduzir e motivar equipes para que elas se tornem produtivas. Ao contrário disso, muitas organizações entendem que um cargo desenhado em um organograma éum “PRIVILÉGIO” concedido a determinadas pessoas. E este “PRIVILÉGIO” faz com que o ocupante, muitas vezes, incorpore um falso poder “DISCIPLINADOR” que espalha no ambiente um clima de terror.

E por fim, este fóssil vivo não vai construir absolutamente…. NADA!

Os resultados não são os melhores e, em geral, o TURN OVER é alto. E como sempre, a culpa é exclusivamente da baixa qualificação dos funcionários.

RESILIÊNCIA: assim, é preciso ser resiliente, ter coração forte e saúde mental em dia para suportar ouvir as PÉROLAS que ainda fazem parte do vocabulário corporativo.

PÉROLAS

Aqui na empresa a gente mata um LEÃO por dia.

Aqui na empresa todo mundo tem que suar a camisa.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

O chefe tem sempre razão.

Faça o que eu digo e não faça o que eu faço.

Você é pago pra isso. 

Aqui na empresa todo mundo tem hora para entrar e não tem hora para sair.

Aqui na empresa o funcionário tem que ser pau pra toda a obra.

A porta da rua é serventia da casa.

O mundo está aí… seja feliz.

Aqui na empresa todo mundo chupa cana e assobia ao mesmo tempo.

Meu nome é trabalho… e o teu também.

Aqui na empresa não tem tempo ruim.

Você é pago para trabalhar e não é pago para pensar.

Aqui na empresa é um olho no gato e um olho no peixe.

O porco só engorda no olho do dono.

Quando o gato sai, os ratos fazem a festa.

Você ganha mal? É melhor pingar do que faltar!

Vejo nuvens negras no horizonte.

Aqui na empresa ninguém é insubstituível.

O chefe sou eu…

Eu sou um Cristo cercado de Judas.

Se você fosse coisa boa não estaria trabalhando aqui.

Você não fez mais nada que a tua obrigação. 

Você apunhalou a empresa pelas costas. 

Qual foi a parte que você não entendeu? Quer que eu desenhe?

“Em terra de cego quem tem um olho é mudo.”

Aqui na empresa nós somos uma família.

Qual foi a parte que você não entendeu? Quer que eu desenhe?

O caminho do inferno está cheio de gente bem-intencionada.

O levantamento que eu te mandei fazer é para ontem.

Se palpite fosse coisa boa não era dado. Era vendido.

Cada um carrega a cruz que merece

Eu não promovi você porque você é um funcionário tão bom, mas tão bom que eu não tenho ninguém para colocar no teu lugar.

Então… O mercado aí fora está tão difícil, não é?

1: Se você trabalha numa empresa onde você escuta estas coisas, a melhor alternativa é melhorar a tua capacitação para concorrer com maiores chances no mercado de trabalho em outro lugar. Faça um Currículo caprichado e vá à luta. Empresas com esta mentalidade não prosperam, não vão para frente e não deixam você progredir… 

2: Se você é empresário, tem cargo executivo ou têm subordinados, as “FRASES IDIOTAS DO MUNDO CORPORATIVO” são o melhor caminho para o fracasso. Além de serem fora de moda, elas são altamente desmotivadoras e prejudiciais ao ambiente de trabalho. E o seu resultado prático é nulo. O perfil atual da mão de obra não é mais dócil e obediente, como o da geração BABY BOOM, que ouvia tudo calado por obediência ao CHEFE.

Hoje não é preciso ter muitos motivos para alguém recolher as coisas e largar o dinossauro falando sozinho. E está é uma das muitas razões que aguçam o sonho de tanta gente ir para a GIG ECONOMY, trabalhar como AUTÔNOMO ou querer se arriscar no EMPREENDEDORISMO, numa atividade própria…

3: Se você tem pretensões ao EMPREENDEDORISMO, não repita estas coisas na tua START UP.

Deixe um comentário