Como chegar ao CEO

INTRODUÇÃO:

A sigla CEO (CHIEF EXECUTIVE OFFICER) designa a mais alta posição na hierarquia de uma empresa – o diretor geral, o presidente.

Para muitos profissionais, chegar a esta condição é a maior ambição de sua carreira. O objetivo pode estar ligado à realização pessoal, ao nível de remuneração oferecida ou ao puro e simples desejo do exercício do PODER.

Outros têm interesses muito além do retorno financeiro imediato. Em geral, a posição conta com um atrativo pacote de benefícios e vantagens diferenciadas – compatíveis com o cargo. É uma situação paradisíaca, recheada de mimos e regalias. Dependendo da empresa, as benesses envolvem a participação nos lucros, bônus por resultados, seguro de vida, convênio médico de primeira linha, previdência privada, clube, academia, viagens internacionais, carro blindado, motorista, seguranças, aluguel residencial, despesas familiares, escola para os filhos…

CUIDADO: antes de tudo, é preciso ter a consciência de que CHEGAR AO CEO não significa apenas ter vantagens. A posição requer um perfil de participação ativa, empatia, resiliência, foco, ambição em busca de oportunidades, confiança, inteligência, capacidade de adotar novas ideias e tecnologias.

O CEO tem RESPONSABILIDADE em relação à direção-geral da empresa, estratégia, objetivos, metas, resolução de problemas e conflitos. Além do mais é quem vai estipular a modelagem da CULTURA ORGANIZACIONAL, o estabelecimento da MISSÃO/VISÃO/VALORES, tomada de decisões, avaliações e a orientação para o trabalho dos demais executivos de sua equipe etc.

O Caminho das PEDRAS: não existe forma infalível para alcançar o topo da hierarquia. É um percurso difícil, íngreme e desafiador.

O trajeto mais rápido, e não menos doloroso e  desgastante, está no EMPREENDEDORISMO: um indivíduo cria uma START-UP sustentável, com uma equipe estruturada com resultados positivos. Mesmo sem os benefícios, podemos afirmar que este EMPREENDEDOR está no topo, CHEGOU AO CEO. Porém, no mundo corporativo as situações são outras, que pedem determinadas qualidades e características.

Abrindo o CAMINHO: atualmente para CHEGAR AO CEO, existem alternativas que poderão ser viáveis. Até o final da década de 1970, era comum verificar que executivos chegavam ao alto da hierarquia sem educação formal, promovidos pelo tempo de casa e por sua larga experiência. Hoje, são casos cada vez mais raros.

Atualmente, em geral, diretores iniciaram suas carreiras como estagiários ou em cargos júniores. Mas, atualmente, para CHEGAR AO CEO é preciso um planejamento de carreira e estratégias de crescimento profissional que desenvolvam, o mais rápido possível, as HABILIDADES necessárias.

Muitos afirmam que, em primeiro lugar, é preciso ter competência em três varáveis básicas: LIDERANÇA, CONHECIMENTO DONEGÓCIO e COMUNICAÇÃO levando em conta o cenário externo e interno.

Em seguida também é necessário:

● – Ter formação compatível com a atividade da empresa: curso superior, pós-graduação, língua inglesa (ou  espanhol e alemão) e informática.

● – É muito importante valorizar as experiências com a sabedoria obtida e um histórico de sucessos.

● – Outro detalhe, significativo, é o maior domínio sobre o TRABALHO e não sobre as TAREFAS diárias e operacionais. A visão do TODO permite preencher lacunas no conjunto das habilidades e, segundo profissionais experientes, em geral as áreas de vendas, informática, engenharia e finanças são os setores que possibilitam maiores chances para formar executivos de alto nível. Elas são abrangentes e conseguem conciliar diversas visões para compreender os negócios.

● – Aprender a evoluir desenvolvendo ou aprimorando talentos, ter mentalidade progressiva, novas habilidades para ampliar conhecimento no ramo da empresa, saber atuar sob pressão e vencer limitações.  

● – Procurar desafios para não cair na ZONA DE CONFORTO. Permanecer em um mesmo cargo por mais de dois ou três anos, por comodidade e segurança, não é uma atitude construtiva.

● – Ser um LÍDER motivador e se tornar “REFERÊNCIA” ao inspirar confiança, pelo poder de comunicação, empatia e negociação. 

● – Selecionar relacionamentos interessantes construindo um NETWORKING duradouro por meio de inteligência INTERPESSOAL, SOFT SKILLS e talento em comunicação.

Dica: procure sempre ser conhecido e manter ligações com profissionais de dois ou três níveis acima, participar de eventos ou associações relacionadas ao mercado da empresa.

As possibilidades apresentadas pelo CAMINHO DAS PEDRAS mostram alternativas que, teoricamente, aumentam as chances de sucesso. Entretanto, no mundo corporativo a concorrência é grande (feroz e em muitos casos chega a ser desleal). Também é um ambiente em constante mutação que pode ter rumos totalmente diferentes: indicações, amarrações políticas, negociações etc.

E é PRECISO “MORRER” para muitas coisas: SACRIFICAR o conforto, abrir mão das horas de lazer, viagens etc. É primordial ter uma DEDICAÇÃO ESPARTANA. É preciso muita dedicação aos estudos, formar conteúdo, ter coragem para mudar velhos hábitos que não agregam valor, filtrar muito bem os relacionamentos, saber observar, criar estratégias e ter um grande poder de análise para escolher o caminho mais viável. 

Sem sacrifícios não há benefícios. Este é o grande problema que leva diversos profissionais, mesmo com talento para CHEGAR AO CEO, desistirem diante do tamanho do desafio. É mais cômodo permanecer cobiçando o sucesso do diretor da empresa.

Deixe um comentário