Brainstorming – Conceitos e Modalidades

INTRODUÇÃO:

Muito se recomenda, em vários textos que abordam a Administração,que todas as empresas e organizações atualizadas sejam criativas e de mentalidade inovadora. Estas são consideradas as condições necessárias para a sobrevivência, longevidade e permanência da empresa no mercado.     

O processo tem como um dos seus pontos de partida o hábito de manter uma constante fluência de conhecimentos e, principalmente, de ideias. Com o BRAINSTORMING fica mais fácil para colaboradores e líderes anteciparem tendências de mercado e solucionar problemas pela colaboração e criatividade envolvendo o CAPITAL HUMANO neste fluxo. O GESTOR ou quem está no comando de uma EQUIPE pode se transformar num dos maiores responsáveis para dinamizar o uso do BRAINSTORMING.

O termo vem do inglês e significa “TEMPESTADE DE IDEIAS” e atualmente está sendo utilizado em várias empresas em diversas situações.

É uma técnica de criatividade útil para elaborar rapidamente ideias em quantidade. Geralmente é feita em grupo onde elas são obtidas livremente e anotadas, independentemente do consenso. O BRAINSTORMING é essencial para que todas as empresas sejam criativas, inovadoras e, com certeza, competitivas com capacidade para exceder às expectativas dos seus clientes e de um mercado cada vez mais diversificado.

BRAINSTORMING – A ORIGEM:

ALEX FAICKNEY OSBORN (1888-1966): foi publicitário americano, gerente de publicidade e vice-presidente da BBD&O, uma das maiores agências de publicidade do mundo.

OSBORN criou esta técnica de criatividade em 1939 ao reparar que seus funcionários eram muito limitados no desenvolvimento de campanhas publicitárias criativas para os clientes da agência. Para superar o problema ele começou a usar sessões em grupo para coletar e listar ideias que eram dadas pelos participantes de forma espontânea.

Posteriormente, sua capacidade de gerar ideias foi apresentada pela primeira vez em 1948 no seu livro YOUR CREATIVE POWER (Seu poder criativo) expondo o BRAINSTORMING (que já estava em uso há vários anos na BBDO).

OS 6 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE ALEX OSBORN:

1 – Foco na quantidade: o BRAINSTORMING aceita que é possível encontrar qualidade dentro da quantidade (quanto mais ideias, melhor).

2 – Evitar a crítica: ideias não devem ser criticadas durante a sessão de BRAINSTORMING. Como o objetivo é focar na quantidade e estimular todos os integrantes a participar, nenhum julgamento é feito sobre as ideias propostas.

3 – Apreciar ideias fora do comum: como o objetivo é coletar o maior número de ideias e identificar novas abordagens na solução de problemas, aquelas que fogem dos conceitos conhecidos ou esperados são bem-vindas.

4 – Combinar e melhorar ideias: no BRAINSTORMING esse é um ponto importante por entender que é possível criar ideias inteiramente novas por associação, isto é, combinações de ideias já propostas.

5 – Colocar as ideias em ação: é inegável que o BRAINSTORMING seja um momento de reflexão, interação e descobrimento que deve se tornar habitual nas empresas. Mas, é importante que as visões e ideias levantadas sejam transformadas em realidade ou ele se tornará uma perda de tempo.

6 – Evolução dos resultados: o líder precisa mostrar para a sua equipe como os projetos realizados com base no BRAINSTORMING estão evoluindo. Essa prática é fundamental para motivá-la ainda mais na busca por melhores ideias.

“BRAINSTORMING é o método pelo qual um grupo tenta encontrar uma solução para um problema específico através da acumulação de ideias espontâneas pela contribuição de todos os membros desse grupo”. ALEX OSBORN.

BRAINSTORMING COMO PENSAMENTO LATERAL:

É um mecanismo de pensamentono qual os participantes são chamados a repartir  suas ideias. Pouco importa se elas possam parecer fora do ESQUEMA, mesmo não vindo a propósito. Muitas vezes, as ideias aparentemente sem nexo, podem sofrer alguns ajustes e se tornarem apropriadas para outro momento.

O processo permite PROVOCAR ideias originais e CRIATIVAS. A experiência ensina que, principalmente na área de criação publicitária, uma ideia descabida para uma campanha que está sendo criada neste exato momento poderá se encaixar como uma luva para outro caso. Portanto, não se descarta nenhuma ideia. Guarde, pois nunca se sabe…  

Em uma empresa é muito útil para constatar CAUSASEFEITOS associados com vários tipos de problemas. Em uma sessão de BRAINSTORMING todas as ideias verificam um EFEITO constatado e anotado. Caso o EFEITO seja negativo as CAUSAS deverão ser investigadas e eliminadas e, se o EFEITO for positivo, serão verificadas a coerência e compatibilidade para sua manutenção.

O próximo passo é a elaboração de uma forma gráfica, um Diagrama, identificando o EFEITO que se pretende corrigir colocando o PROBLEMA numa coluna à direita. A partir daí então, o processo segue com os profissionais envolvidos com os EFEITOS que apontam diversas CAUSAS possíveis seguindo alguns critérios importantes:

A – Identificar e apontar TODAS as CAUSAS prováveis sem limitações quanto à lógica ou viabilidade. O objetivo é fazer o levantamento pormenorizado das ideias que possam conduzir às origens do problema.  

B – As CAUSAS identificadas e apontadas podem ter origem em outras CAUSAS que ainda não foram mencionadas na sessão.

C – A finalidade não fica restrita somente à identificação do EFEITO. É primordial verificar as CAUSAS e criar IDEIAS solucionando e eliminando o problemas em definitivo.

O BRAINSTORMING poderá utilizar em conjunto o PODC, 5W2H, Gráfico de ISHIKAWA e qualquer outra técnica que auxilie o desmembramento das CAUSAS (principais e secundárias) com as questões: “por quê, o que, onde, quando, quem e como, e etc.”. A abordagem realizada de maneira organizada apura o centro do problema. As CAUSAS potenciais também poderão ser expostas em sessões através de BRAINWRITING.

BRAINSTORMING – APLICAÇÕES:

Sendo um ciclo criativo para produzir ideias o uso do BRAINSTORMING é amplo para solucionar problemas e situações em diversas áreas de uma empresa ou em qualquer outra forma de organização:

● Planejamento estratégico.

● Desenvolver novas áreas de negócios. 

● Pesquisa e desenvolvimento de produto/serviços.

● Desenvolver novo conceito de mercado.

● Criar campanhas publicitárias.

● Resolução de diversos problemas em vendas, marketing, RH etc.

● Questões sobre a execução de tarefas.

● Questões relativas à GESTÃO

● Melhorias na fabricação (produtividade, qualidade, perdas etc.)

● Melhoria da comunicação e administração de conflitos.

BRAINSTORMING – MOTIVAÇÃO:

A CRIATIVIDADE é uma aptidão a ser compartilhada entre várias PESSOAS. ALEX OSBORN defendeu que ao se aplicar o BRAINSTORMING, os indivíduos conseguem duplicar sua CRIATIVIDADE. E não é só por uma questão de gerar resultados para a empresa. O homem é, por sua natureza, um ser social que nasce e tem sua existência ligada a outros seres humanos.

No mundo do trabalho, um dos maiores desafios que qualquer tipo de organização enfrenta é fazer as PESSOAS ampliarem sua capacidade de COMUNICAÇÃO e incentivar o trabalho em EQUIPE (não na forma de um simples GRUPO reunido para uma finalidade passageira).

O BRAINSTORMING incentiva o exercício livre da CRIATIVIDADE, o uso da COMUNICAÇÃO e a chance da formação de uma EQUIPE mais consistente. Logo, o envolvimento pode ajudar a colocar em prática diversas mudanças.

O primeiro ponto positivo é o despertar de uma sensação de pertencer a um processo mais consistente favorecendo a criação de novas alternativas e soluções.

O segundo ponto positivo é contribuir para a intensidade da COMUNICAÇÃO dentro da empresa. Em diversas oportunidades, a COMUNICAÇÃO é falha por falta de coragem ou de incentivo. Ao mesmo tempo, muitas vezes o FEED BACK se perde dentro da hierarquia e não chega até quem tem o poder de decisão. Isto acontece por que os funcionários no nível operacional, que raramente são ouvidos, percebem os problemas mais de perto.

MODALIDADES DE BRAINSTORMING:

BRAINSTORMING INDIVIDUAL: muitos especialistas da Administração afirmam que o BRAINSTORMING é uma técnica apenas para ser feita em EQUIPE.

Mas, um indivíduo pode investir alguns minutos do seu tempo e parar, analisar e criar soluções para alguns obstáculos que aparecem no seu trabalho. O BRAINSTORMING INDIVIDUAL é aplicável se o caso a ser resolvido for de pequeno porte sem necessitar de uma reunião.

Esta modalidade pode auxiliar um indivíduo a criar novas ideias livre da preocupação a respeito das opiniões, críticas ou sensibilidades de outros profissionais. Todavia, ele é limitado. Sempre é bom contar com a ajuda, conhecimento, visão e experiência de outras PESSOAS. Fica mais fácil para ampliar ideias geradas.

BRAINSTORMING EM GRUPO: esta modalidade feita em EQUIPE pode ter utilidade se houver uma sessão de trabalho muito bem orientada por um MEDIADOR.

A ideia de um participante sobre um dado problema pode ser ampliada por outro participante e a experiência de um terceiro ajuda a enxergar a mesma ideia de forma diversa.

A importância de uma orientação adequada trará o aproveitamento de toda a experiência e criatividade dos participantes. Em relação ao MEDIADOR, ele tem que despertar os elementos tímidos, pouco criativos e menos participativos para que exponham suas ideias da mesma o forma que os demais. Há também um detalhe muito importante: sempre haverá elementos desinteressados ou dominantes que influenciam de forma negativa recusando ideias metodicamente e intimidando os demais presentes.

BRAINSTORMING DE LIVRO DE IDEIAS EM GRUPO: mesmo sendo mais demorada, esta modalidade é conhecida por utilizar um livro de ideias. O problema, descrito no interior deste livro é passado de mão em mão entre os participantes. Cada um deles comenta as ideias descritas pelos outros e coloca sua ideia para a solução.  Posteriormente, depois que todos tiverem colaborado, as opiniões são lidas em voz alta. Soma as vantagens do BRAINSTORMING INDIVIDUAL e do BRAINSTORMING EM GRUPO e é uma oportunidade para que cada membro pense sobre o problema de forma mais tranquila.

BRAINSTORMING MIND MAP: nesta MODALIDADE o problema é apresentado individualmente a cada um dos participantes de forma bem explícita para que tenham uma ideia clara do que será resolvido. Antes da sessão conjunta é solicitado que cada um deles faça um BRAINSTORMING INDIVIDUAL.

A seguir a sessão tem início onde todos procuram juntar as ideias por meio de uma representação gráfica (o MIND MAP) para desenvolver uma ideia em comum pelas soluções apresentadas. Novas ideias poderão surgir e serão acrescentadas ao MAPA em construção. Por fim, todas são colocadas numa hierarquia e praticadas.

“Nenhuma ideia deverá ser descartada. O que naquele momento pode ser uma ideia sem nexo poderá ser útil em outra ocasião”.

Sugestão de Leitura:

ESTEVES, RODRIGO. O BRAINSTORM Eficaz – Como Gerar Ideias Com Mais Eficiência. Editora DASH. Edição 1ª. São Paulo, 2017.

OSBORN, ALEX F. O Poder Criador da Mente. Tradução:E. Jacy Monteiro. Editora Pegasus. São Paulo, 1987.

GODOY, MARIA HELENA PÁDUA COELHO DE. Brainstorming – Como Atingir Metas. Editora INDG. Edição 1ª. São Paulo, 1998.

BERG, ERNESTO ARTUR. Manual de Criatividade Aplicada – Técnicas Eficazes para Desenvolver sua Criatividade e Inovação na Profissão e nos Negócios. Edição 1ª. Editora Juruá. Curitiba, 2014.

Deixe um comentário