AS FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO INTERNA


INTRODUÇÃO:

Na Administração moderna a COMUNICAÇÃO INTERNA também foi sendo desmembrada pelos estudiosos por causa de sua crescente complexidade. Ao considerar todas as práticas de COMUNICAÇÃO com os seus colaboradores a empresa requer um trabalho comunicacional que seja um fator positivo e não um problema a mais para ser resolvido.

E isto se justifica por que os negócios evoluíram tornando o trabalho cheio de detalhes e o ambiente interno repleto de alternativas de informação.


Diante dessas mudanças em que as relações entre as empresas e as relações entre as pessoas se transformaram, o domínio da informação se tornou vital: quem tem informação garante maior poder e processos decisórios menos arriscados. E a empresa que internamente souber lidar e comunicar estas informações de forma correta terá resultados mais favoráveis.


A COMUNICAÇÃO INTERNA e a troca de informações num sistema cada vez mais amplo apoiado em tecnologia poderão ser uma garantia para o sucesso. Por sua crescente importância ela requer desenvolvimento e atenção constantes por ter se tornado fator estratégico.


No entanto, a COMUNICAÇÃO é um processo que necessita de um trabalho extenso para atingir o público interno. Portanto, é importante um planejamento que avalie os veículos de comunicação e uma linguagem compatível que possa disseminar informações de forma clara e objetiva. É a melhor maneira para diminuir erros que prejudiquem a harmonia, confiabilidade e credibilidade.


FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO INTERNA:

A COMUNICAÇÃO INTERNA deve ser estabelecida ou revista analisando previamente suas FUNÇÕES. A razão dessa análise permite que a organização planeje uma linha de conduta, as fontes, os profissionais envolvidos e suas habilidades de LIDERANÇA e de COMUNICAÇÃO. Outro campo a ser previsto são as condições técnicas dos CANAIS e a instalação de todos os meios necessários.


As FUNÇÕES são diferentes dependendo da visão de cada um dos estudiosos:


1 – INFORMAR: uma das funções da COMUNICAÇÃO INTERNA está na garantia de que as informações sobre a empresa, suas decisões e ações sejam de conhecimento dos colaboradores. Em um ambiente corporativo elas são vitais para dar andamento às atividades. Quanto melhor a informação menor o grau de incerteza e menor a margem de erro ao tornar o fluxo de COMUNICAÇÃO mais racional. O uso de um CANAL direto entre a empresa e seu público interno cria vínculos mais fortes e elimina informações falsas, ruídos e rumores com potencial de causar prejuízos aos negócios.

2 – INTEGRAR: esta função promove a circulação de informações recentes, debates, discussões e a interação entre os departamentos. É favorável para relações interpessoais e auxiliam na capacitação.



3 – ALINHAR: estabelece o padrão para os colaboradores seguindo a CULTURA ORGANIZACIONAL da empresa. Assim, missão, visão, valores, metas, objetivos são compartilhados e contribuem para construir CONCEITO, reputação e imagem institucional no âmbito interno e externo. O resultado da COMUNICAÇÃO INTERNA bem executada repercute favoravelmente na relação com o público externo e com o consumidor final.


Além disso, é importante que o CAPITAL HUMANO se sinta parte da empresa tendo ciência do que ela tem feito, como ela pensa e o que ela representa. É um meio fortalecer relacionamentos e facilitar o trabalho em equipe favorecendo o clima organizacional.

4 – MOTIVAR: é uma das funções mais interessantes para a integração com os objetivos da empresa. A MOTIVAÇÃO pode influenciar atitudes e preferências reduzindo incertezas e mudando ou adaptando comportamentos.

A COMUNICAÇÃO tem influência na MOTIVAÇÃO com o poder de diminuir distâncias, criar conexões e, na maior parte das situações, fortalecer vínculos.


Conhecer bem a empresa faz com que os funcionários se sintam parte dela. É ter orgulho dos resultados como fator motivacional.


A COMUNICAÇÃO deve atuar para que os funcionários sejam incentivados para o desenvolvimento pessoal, para alcançar metas, superar e reverter situações adversas.


CUIDADO:

Um processo de COMUNICAÇÃO mal planejado pode criar desencontros de informações e interferir na precisão das atividades. O desgaste é muito grande e poderá ter influência direta sobre aspectos motivacionais.


5 – ESTABELECER SEGURANÇA: as regras para o acesso e confidencialidade das informações da empresa precisam ser detalhadas e objetivas. É preciso que a COMUNICAÇÃO informe os limites seguros e estabeleça quais profissionais conheçam informações importantes. As normas de confidencialidade diminuem riscos de vazamentos.


6 – FEEDBACKS: a COMUNICAÇÃO INTERNA bem planejada e de visão moderna precisa ser dispositivo de mão dupla, em dois sentidos. Ela deve permitir aos empregados opinar e se posicionar quanto aos assuntos da empresa e compartilhar pontos de vista diferentes. Os fluxos descendente e ascendente de informação necessitam valorizar sugestões e aprender a OUVIR as devolutivas sobre os mais variados assuntos.

7 – CONTROLAR: métodos de COMUNICAÇÃO bem planejados permitem que executivos e colaboradores controlem suas atividades.

A COMUNICAÇÃO permite que os colaboradores sejam notificados de maneira correta sobre regras, o que deve ser realizado, prazos, tarefas, etc.


O controle é exercido sim e aponta quais são os limites, a hierarquia da organização ou o que deve regular a conduta das equipes.


Uma GESTÃO democrática não significa que a empresa não tenha disciplina ou preceitos explícitos como a forma de exercer o CONTROLE. Caso contrário...


SUGESTÃO DE LEITURA:

CHIAVENATO, IDALBERTO. Comportamento organizacional. A dinâmica e o sucesso das organizações. 3º Edição. Barueri – SP: Manole, 2014.


TORQUATO, GAUDÊNCIO. Cultura, Poder, Comunicação e Imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.


MATOS, GUSTAVO GOMES DE. Comunicação empresarial sem complicação. 3º Edição. Barueri – SP: Manole, 2014.



ROBBINS, STEPEN, P. Comportamento organizacional. São Paulo: São Paulo, 2010.

3 visualizações
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
ENTRE EM CONTATO
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon