AS EXIGÊNCIAS DA LOGÍSTICA


INTRODUÇÃO:

Em comparação com alguns poucos anos atrás o desenvolvimento da LOGÍSTICA chega a causar admiração. Através do planejamento, organização e controle das atividades este setor chegou a um nível de trabalho mais elevado. Hoje a função da LOGÍSTICA vai muito além do simples ato de atender clientes e entregar produtos. A demanda pela perfeição em seus processos cresceu e se tornou fator decisivo no posicionamento da empresa em relação ao mercado.


Quando se observa as configurações da LOGÍSTICA percebe-se que há um extenso campo para a aplicação de tecnologias. Elas possibilitaram uma enorme variedade de informações processadas e disseminadas num curto espaço de tempo entre todos os participantes do processo.


Apesar da importância da tecnologia a LOGÍSTICA contém outros elementos de grande valor. Podemos até considera-los como EXIGÊNCIAS DA LOGÍSTICA, um foco constante das preocupações para os GESTORES para chegar ao máximo de efetividade.

AS EXIGÊNCIAS DA LOGÍSTICA:

1 – IDENTIFICAR FORMAS PARA REDUZIR CUSTOS: as novas exigências no ritmo dos negócios apontam para um rigoroso acompanhamento e identificação de oportunidades para eliminar ou reduzir custos. O objetivo é aumentar os lucros sem afetar a qualidade do trabalho.


2 – ATENDIMENTO: podemos considerar que o sucesso da atividade logística começa na qualidade do atendimento ao cliente, no relacionamento e no tratamento que ele recebe.


Alguns gerentes não consideram ou não tem a percepção que este é um ponto, uma EXIGÊNCIA, a ser sempre aprimorada para melhorar a gestão da empresa. Nas operações executadas com perfeição e com bons resultados as chances do cliente retornar são muito maiores .

Hoje, concorrência tem muitas alternativas no mercado e procuram ser criativas elaborando diferentes formas de atendimento. Por causa de um atendimento ruim o cliente insatisfeito encontra diversas outras opções à sua disposição (e é muito difícil ele voltar).

Cuidado:

Tenha foco e muita atenção com a qualidade do relacionamento com os clientes.

3 – ESTOQUES EM DIA: manter os estoques constantemente atualizados para evitar a falta de materiais e produtos durante as operações.


4 – REDUÇÃO NOS PRAZOS DE ENTREGA: a entrega é o ponto final no processo de compra de um produto. E aqui se encontra uma das chaves para a satisfação e FIDELIZAÇÃO de clientes como sendo um aspecto favorável para a empresa ter diferencial competitivo. Reduzir PRAZOS DE ENTREGA tanto no meio interno como no meio externo pode ser obtido com algumas ações úteis:

● Terceirizar os transportes com um operador logístico com expertise, equipamentos e mão de obra especializada. É uma maneira para reduzir custos e, dependendo dos resultados, transformar um operador logístico em PARCEIRO DE NEGÓCIOS (e não num simples prestador de serviços).

● Criar alternativas para reduzir o prazo de entrega para satisfazer as necessidades do cliente e ganhar credibilidade.

● Analisar o tempo hábil das entregas verificando em que fase do processo há possíveis “GARGALOS” que estejam prejudicando a eficiência.

● Analisar e escolher rotas mais adequadas.

● Não prometa prazos que não poderão ser cumpridos apenas para que o cliente faça a compra. A melhor alternativa é estabelecer um espaço de tempo viável, dentro da realidade, em lugar de atrasar a entrega.

● Antes de assumir um prazo de entrega é necessário ter a segurança e a certeza de poder cumprir. É preferível e mais seguro combinar um prazo mais longo com o cliente do que não cumprir o que foi estabelecido. E se for possível, antecipar a entrega.

● Não ponha tudo a perder contratando uma transportadora que presta um serviço mal feito.

● Atrasos são intoleráveis considerando que o tempo de entrega pode ser a grande diferença na satisfação e fidelização do cliente. A programação deve ser RIGOROSA seguindo um cronograma predeterminado.

5 – EFICIÊNCIA NOS PEDIDOS: um dos obstáculos para a eficiência logística está na gestão ágil dos pedidos emitidos pela área de vendas (em muitos casos, os vendedores não consultam o estoque existente). É importante criar formas corretas de armazenagem e movimentação para facilitar o processamento, separação e acondicionamento dos produtos descritos no pedido. Se o processo for lento a entrega vai atrasar comprometendo o sucesso do trabalho.


6 – TECNOLOGIA: uma das condições que se tornaram vitais para assegurar a eficiência é o largo uso das ferramentas da automação. Há softwares que, além de diminuir a burocracia, reduzem o nível de erros pelo monitoramento e o controle efetivo de: pedidos, entrada no armazém, solicitações dos clientes (internos e externos), movimentações, produção, expedição e entrega.

O uso da TECNOLOGIA dá condições aos GESTORES para ter o controle das situações, analisar resultados, verificar as eventuais falhas nos processos e providenciar correções antecipando problemas mais graves.


A tomada de decisão deve ser ágil antes que ocorram desgastes junto aos clientes. Assim é possível tornar o processo competente.


Uma das aplicações mais interessantes da TECNOLOGIA é a possibilidade do acompanhamento da entrega em tempo real pelo GPS. A empresa tem noção da localização da carga e o cliente acompanha a movimentação do seu pedido.


Principais ferramentas da LOGÍSTICA: Warehouse Management System – WMS, Transportation Management System – TMS, Enterprise Resource Planning – ERP (ou SIGE) e Material Requirement Planning – MRP.

7 – CAPITAL HUMANO: a qualidade do material humano tem sido uma EXIGÊNCIA básica para que as operações cheguem a bom termo. Os investimentos nas operações, nos equipamentos e materiais disponibilizados poderão perder grande parte de sua finalidade se a empresa não selecionar com critério, treinar e capacitar o seu material humano.


8 – VISÃO: é importante que os GESTORES e profissionais da LOGÍSTICA tenham ciência a respeito de todos os processos existentes na empresa (visão HOLÍSTICA) desde o fornecimento de materiais, produção e entrega. Este conhecimento e a INTEGRAÇÃO com as demais áreas vai garantir o diagnóstico de diversos problemas e as providências para criar melhores soluções.


5 visualizações
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
ENTRE EM CONTATO
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon